Locamerica-Unidas se relança com marca única

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A Unidas tem 218 lojas de aluguel de carros e 81 de venda de seminovos

A Locamerica-Unidas, segundo maior grupo de aluguel de veículos do Brasil, anunciou hoje (5) o relançamento de suas operações no país sob marca única e com entrada no segmento de assinatura de uso de carros, já explorado por rivais.

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O relançamento da empresa ocorre com a ampliação dos investimentos em marketing de R$ 12 milhões para entre R$ 30 milhões e R$ 40 milhões por ano, disse Luis Fernando Porto, presidente-executivo da companhia, que a partir do relançamento passou a se chamar apenas Unidas.

“Nossa expectativa é muito positiva, o mercado vai crescer mais de dois dígitos de novo este ano, apesar do cenário incerto e a economia sinalizando um cenário macro difícil”, disse Porto. Ele citou mudanças nas preferências dos consumidores em direção ao consumo de veículos como serviço, e a própria desvalorização do real, que favorece viagens dentro do Brasil, algo mencionado pela rival Movida na semana passada.

É no contexto desta mudança, que também tem sido favorecida pela expansão de empresas de aplicativos de transporte como Uber, 99 e Cabify, que a Unidas anunciou o produto de assinatura de veículos, que pode representar de 2% a 4% do faturamento do grupo nos próximos quatro anos, segundo o executivo.

Em 2017, o mercado de locação de veículos do Brasil cresceu 12,5% e este ano “será mais de 10%”, disse Porto.

Além dos recursos em marketing, a empresa vai investir R$ 10 milhões em revitalização de lojas. A Unidas tem 218 lojas de aluguel de carros e 81 de venda de seminovos em 153 cidades do país.

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A Locamerica concluiu em março a compra da Unidas, anunciada em dezembro passado, uma operação em dinheiro e ações que marcou a saída das empresas de investimento Vinci Partners, Kinea e Gavea do capital da Unidas. A norte-americana Enterprise ficou com 10,75% da empresa.

Passada a fase de planejamento da empresa combinada, Porto disse que agora o grupo volta para a rota de expansão, prevendo abertura de cinco a 10 lojas de venda de seminovos neste ano e em 2019. A empresa também pretende ampliar sua frota para 2019, disse Porto, sem estimar volumes. Segundo ele, a Unidas vai iniciar negociações com montadoras de veículos em outubro e deve fechar a encomenda até o final do ano.

No fim do primeiro semestre, a Unidas tinha uma frota de 108,3 mil veículos, dos quais cerca de 70 mil na área de gestão de frotas e 35 mil na divisão de aluguel. A líder do setor Localiza fechou junho com 208,5 mil carros na frota.

Para o presidente da Unidas, a atual desvalorização do real, se mantida, deve contribuir para elevar o preço dos carros nos próximos meses, o que tende a favorecer o mercado de seminovos, que costuma acompanhar a trajetória de preços dos novos. No primeiro semestre, os preços dos seminovos vendidos pela companhia caíram 2,8% sobre um ano antes.

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