Startup chinesa NIO movimenta US$ 1 bi em IPO nos EUA

No início do processo de IPO, a startup esperava ser avaliada em até US$ 20 bilhões, disse uma fonte com conhecimento dos planos da companhia.

A startup chinesa de veículos elétricos NIO precificou sua oferta pública inicial de ações (IPO, a sigla em inglês) nos Estados Unidos perto do piso da faixa indicativa, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto, com a operação influenciada por preocupações de investidores sobre as perspectivas para a concorrente Tesla.

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As dificuldades da Tesla para cumprir as metas de produção e a tentativa abandonada pelo presidente-executivo Elon Musk de fechar o capital da montadora pesaram não só sobre suas ações, mas também sobre as de rivais que buscam desenvolver o mercado de carros elétricos em massa.

Fabricantes chineses de veículos elétricos buscam capital para desenvolver tecnologias de condução autônoma e baterias. Pequim quer rapidamente expandir a produção chinesa para conter as emissões de poluentes, aumentar a segurança energética e promover indústrias de alta tecnologia.

A NIO precificou o IPO em US$ 6,26, pouco acima do piso da faixa indicativa de US$ 6,25 a US$ 8,25, conforme quatro fontes familiarizadas com o processo. O acordo avaliará a companhia em US$ 6,41 bilhões. As ações devem começar a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova York sob o símbolo “NIO”.

Hoje (12) mais cedo, uma fonte disse à Reuters que o IPO seria precificado em US$ 6,25.

Um representante da NIO não respondeu imediatamente ao pedido de comentário.

Fundada pelo empreendedor chinês William Li, em 2014, a NIO vendeu US$ 1 bilhão em ações no IPO, marcando a terceira maior listagem de ações por companhia chinesa este ano.

No início do processo de IPO, a startup esperava ser avaliada em até US$ 20 bilhões, disse uma fonte com conhecimento dos planos da companhia.

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