Vale deve aprovar US$ 1 bi para expansão de mina de cobre

iStock
A mina de cobre Salobo, no Estado do Pará, produz cerca de 200 mil toneladas anualmente

O Conselho de Administração da Vale está próximo de aprovar investimentos de US$ 1 bilhão para a expansão da mina de cobre Salobo, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto, na medida em que a maior produtora de minério de ferro do mundo procura diversificar e tirar vantagem da crescente demanda internacional pelo metal.

LEIA MAIS: Vale e BHP fecham acordo definitivo sobre Mariana (MG)

Um e-mail sobre a iminente aprovação foi enviado internamente na semana passada, segundo uma das fontes, que não foi autorizada a discutir a questão publicamente.

Uma segunda pessoa disse que a expansão estava no planejamento, devendo ser aprovada em uma reunião do conselho no dia 24 de outubro, data em que também serão divulgados os resultados do terceiro trimestre.

A mina Salobo, no Estado do Pará, começou suas operações em 2012 e produz cerca de 200 mil toneladas anualmente.

A Vale não quis comentar o assunto hoje (8). A “Bloomberg” reportou na semana passada que a mineradora estava próxima de aprovar a expansão.

O crescente mercado de veículos elétricos e a escassez de projetos de mineração deram gás à demanda pelo metal.

VEJA TAMBÉM: Seria preciso um “cataclisma” para abalar Vale

A Vale, cujo fluxo de caixa subiu nos últimos trimestres, já que seus preços do minério de ferro tiveram um rali, tem ponderado se deve gastar recursos em diversificação ou remunerar os acionistas com aumentos nos dividendos ou recompras, disseram fontes próximas do assunto.

A empresa tem dito publicamente que quer aumentar o seu negócio de metais básicos, especialmente o níquel, cobre e cobalto.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).