GM vai cancelar modelos e cortar produção e empregos

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Mudanças são na América do Norte, mas duas fábricas serão fechadas em outros locais

A General Motors anunciou hoje (26) que vai cortar a produção de modelos com vendas fracas e demitir pessoal na América do Norte, diante de um mercado estagnado para sedãs movidos a gasolina, em uma reestruturação que vai levar mais investimento para veículos elétricos e autônomos.

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O anúncio marca a maior reestruturação da maior montadora de veículos da América do Norte desde que foi resgatada pelo governo dos Estados Unidos uma década atrás.

A GM afirmou que assumirá encargos relacionados aos cortes de US$ 3 bilhões a US$ 3,8 bilhões, mas espera que as ações melhorem o fluxo de caixa livre anual em US$ 6 bilhões até o final de 2020.

A montadora norte-americana planeja interromper em 2019 a produção em três fábricas em Ohio e Michigan, nos EUA, e Ontário, no Canadá. A companhia também planeja parar de produzir vários modelos montados nestas fábricas, incluindo o Chevrolet Cruze, o Cadillac CT6 e o Buick LaCrosse, disseram fontes.

Duas fábricas de motores e transmissões em Maryland e em Michigan não têm produtos designados para elas e, por isso, correm o risco de serem fechadas. A GM também vai encerrar as atividades em duas plantas fora da América do Norte, mas não disse quais são.

A força de trabalho assalariada norte-americana da GM, incluindo engenheiros e executivos, será reduzida em 15%, ou cerca de 8 mil funcionários. A companhia afirmou que vai reduzir o quadro de executivos em 25% para acelerar o processo decisório.

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As ações da GM subiam cerca de 6% às 14h45 (horário de Brasília), a US$ 37,97.

A presidente-executiva da montadora, Mary Barra, disse que a companhia poderá reduzir um investimento anual em US$ 1,5 bilhão e ampliar desembolsos em veículos elétricos e autônomos e em tecnologia de veículos conectados. Cerca de 75% das vendas globais da GM virão de apenas cinco arquiteturas de veículos até o início dos anos de 2020.

A montadora planeja reduzir o investimento anual para US$ 7 bilhões até 2020, ante média de US$ 8,5 bilhões entre 2017 e 2019.

As rivais Ford e Fiat Chrysler também anunciaram redução de produção nos EUA. A Ford anunciou em abril que planejava parar de produzir quase a totalidade de seus carros de passeio na América do Norte.

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