Daimler e BMW investirão € 1 bi para concorrer com Uber

Reuters
A BMW e a Daimler estão trabalhando para desenvolver carros autônomos

As montadoras de automóveis alemãs Daimler e BMW anunciaram hoje (22) uma joint venture de transporte compartilhado, estacionamento e carga para carros elétricos para competir com os serviços de mobilidade oferecidos pelo Uber e outras empresas de tecnologia.

LEIA MAIS: Daimler vai começar a produzir elétricos na China

As empresas de carros de luxo disseram que investiriam mais de € 1 bilhão para expandir a joint venture, mudando a produção e as vendas de automóveis para sistemas de pagamento por minuto ou de pagamento por milha.

A consultoria PwC disse que as montadoras enfrentarão a marginalização de empresas de tecnologia com recursos financeiros a menos que desenvolvam serviços baseados no uso de veículos.

Empresas de transporte compartilhado já estabelecidas estão se expandindo. A Didi Chuxing, da China, pretende construir seu negócio na América Latina e o Uber está ganhando espaço no mercado norte-americano.

“A cooperação adicional com outros provedores, incluindo participações em startups e participantes estabelecidos, também é uma opção possível”, disse o presidente-executivo da Daimler, Dieter Zetsche.

VEJA TAMBÉM: Daimler abrirá novo centro de P&D na China

O empreendimento tem cinco vertentes: REACH NOW, um serviço de gerenciamento e reserva de rotas para smartphones; CHARGE NOW, para recarga de carros elétricos; FREE NOW, para andar de táxi; PARK NOW, para serviços de estacionamento; e SHARE NOW, para compartilhar carros.

A BMW e a Daimler estão trabalhando para desenvolver carros autônomos, veículos que poderiam capacitá-las a mudar o mercado de serviços de táxi e de caronas.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).