Qualcomm lança chips 5G para carros e PCs

iStock
A Qualcomm anunciou seus planos de colocar seus chips 5G em outros mercados além dos telefones

A Qualcomm lançou hoje (25) chips de rede 5G para uma variedade de aplicações além de smartphones, com o objetivo de reforçar um negócio que perdeu a Apple como um cliente importante e enfrenta níveis de concorrência sem precedentes.

LEIA MAIS: Qualcomm lança novo chip para smartphones 5G

A gigante da tecnologia, sediada em San Diego, é a maior fornecedora de chips de telefonia móvel do mundo e disse aos investidores que espera um grande impulso das redes 5G, que começarão a ser lançadas este ano e terão velocidades mais altas do que as atuais redes 4G. Os chips da Qualcomm fornecerão conectividade 5G em dispositivos como o smartphone Galaxy Fold, da Samsung.

Mas a Qualcomm enfrenta desafios em seu negócio de chips para celulares, com a Apple selecionando apenas a Intel para conectar seus iPhones lançados no ano passado às redes de dados móveis. E a MediaTek, Samsung e Huawei têm planos para fazer chips de 5G, com as duas últimas planejando usar os próprios dispositivos em alguns modelos de seus telefones, afetando potenciais negócios para Qualcomm.

No evento Mobile World Congress, na Espanha, a Qualcomm anunciou seus planos de colocar seus chips 5G em outros mercados além dos telefones. A fabricante informou que está trabalhando com a divisão móvel da varejista japonesa Rakuten para fornecer essa versão de chips para equipamentos de rede que a empresa está lançando no Japão.

A Qualcomm também tem um novo chip para computadores pessoais que os conectaria a redes 5G, aproveitando seus esforços anteriores para atacar a rival Intel em seu mercado principal de processadores centrais. A Qualcomm também anunciou chips 5G para as estações sem fio fixas, que operadoras, como a Verizon Communications, estão esperando que poderia tornar-se rápido o suficiente para substituir conexões de banda larga em casa que muitos consumidores nos Estados Unidos recebem de suas operadoras de cabo.

A companhia anunciou, ainda, um novo conjunto de chips destinado a montadoras de automóveis. Os chips existentes da Qualcomm ajudam os carros a se conectarem à internet, mas espera-se que os chips 5G conectem os carros a outros veículos na estrada, bem como a objetos como sinais de trânsito à medida que os veículos ganham novos níveis de navegação autônoma.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).