Tela de Botticelli é revelada após camadas de verniz

“Madonna della Melagrana” retrata a mãe de Cristo segurando seu filho e um romã

Restauradores britânicos que trabalhavam há anos em uma suposta imitação de uma obra-prima de Sandro Botticelli descobriram que a tela é, de fato, de autoria do artista renascentista italiano.

LEIA MAIS: Pintura perdida de Caravaggio será leiloada na França

A English Heritage disse hoje (28) que os restauradores fizeram a descoberta enquanto removiam camadas de verniz envelhecido do “Madonna della Melagrana”, que retrata a mãe de Cristo segurando seu filho e um romã.

“Notei de imediato que a pintura tinha uma semelhança surpreendente com o trabalho do próprio Botticelli. Em termos de estilo, era muito parecida para ser uma imitação, do período certo, tecnicamente correta e foi pintada em álamo, um material comum na época”, disse a restauradora sênior da English Heritage, Rachel Turnbull. “Ver aquelas cores emergindo dessas camadas de restaurações anteriores foi uma experiência maravilhosa”, disse ela à rádio da BBC.

Os especialistas usaram raio-X e teste infravermelho para revelar o desenho abaixo das camadas, incluindo os traços originais, que deram pistas sobre a identidade real da obra.

É a versão mais próxima da obra-prima original do pintor, do século 15, que está exposta na galeria Uffizi, em Florença.

Famoso por pinturas como “O Nascimento de Vênus” e “Primavera”, Botticelli costumava fazer cópias de seu próprio trabalho para vender àqueles que gostavam de uma tela que tinham visto em outro local.

Parte do acervo reunido pelo magnata de diamantes Julius Wernher, do século 19, a pintura restaurada será exibida na galeria da Ranger’s House, em Londres, a partir de 1º de abril.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).