Vale aciona sirene de modo ‘preventivo’ em Ouro Preto

Reuters
Moradores da área já foram evacuados por segurança em 20 de fevereiro

A mineradora Vale informou que ontem (28) acionou “como medida preventiva” a sirene da zona de autossalvamento de suas barragens Forquilhas I e III, na mina Fábrica, em Ouro Preto (MG), seguindo protocolo para início do nível 3 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. Os moradores da zona de autossalvamento dessas barragens já foram evacuados da região em 20 de fevereiro, disse a Vale em comunicado, no qual pontuou não ver necessidade de novas retiradas de pessoas no momento.

LEIA MAIS: Lucro da Vale atinge US$ 3,786 bi no 4º tri

A Vale tem adotado medidas de segurança, com evacuação de moradores na área de algumas de suas operações, na sequência de um desastre gerado pelo rompimento de uma barragem da companhia em Brumadinho em janeiro, que deixou mais de 300 mortos e feridos.

“A população deve manter a rotina normal, permanecendo atenta aos chamados de emergência. A ação se faz necessária porque auditores independentes informaram que não emitiram as declarações de estabilidade destas barragens”, afirmou a empresa.

A Vale defendeu ainda que “continua adotando uma série de medidas preventivas para aumentar a condição de suas barragens” de mineração.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).