Microsoft lança serviços de computação em nuvem para IA e blockchain

Getty Images
A Microsoft também está lançando ferramentas para permitir que os usuários criem modelos de IA sem precisarem escrever uma base de código

A Microsoft lançou novas ferramentas para produtores de software para tornar tecnologias como inteligência artificial e blockchain mais fáceis de serem usadas por empresas.

LEIA MAIS: JPMorgan lidera empregos de blockchain em Wall Street

Embora a Microsoft ainda esteja seguindo a líder em computação em nuvem, Amazon Web Services, a empresa adotou uma abordagem diferente para o mercado, projetando muitos de seus serviços para serem executados nos centros de dados da divisão Microsoft Azure, nos centros de dados privados de clientes, ou uma combinação dos dois.

A Amazon, em contraste, a princípio pediu aos clientes que transferissem seus dados para seus próprios servidores, embora também tenha nos últimos anos adotado a abordagem “híbrida” da Microsoft.

Um dos novos serviços da Microsoft ajuda os varejistas online a recomendarem produtos aos clientes baseados no histórico de compras e pode ser combinado com o mecanismo de recomendação de um varejista, disse Scott Guthrie, chefe de inteligência artificial e computação em nuvem da Microsoft.

A Microsoft também está lançando ferramentas para permitir que os usuários criem modelos de inteligência artificial sem precisarem escrever uma base de código. Esses modelos podem ser treinados usando os dados do proprietário do negócio hospedados na nuvem da Microsoft.

VEJA TAMBÉM: O que é Blockchain

A empresa também está introduzindo um serviço blockchain baseado em computação em nuvem. O blockchain, um registro para acompanhar transações entre muitos participantes, é usado no espaço da tecnologia financeira, e a Microsoft disse estar trabalhando com o JP Morgan Chase.

Mas executivos da Microsoft disseram que o blockchain tem outros usos, como o sistema que a Microsoft ajudou a Starbucks a construir para rastrear o café enquanto ele é transportado de fazendas para lojas, e para a xícara de um consumidor.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).