Cerveja supera vinho no Instagram, aponta estudo

iStock
As preferências identificadas pelo estudo podem se aplicar principalmente aos millennials

A cerveja triunfa sobre o vinho em popularidade nos Estados Unidos, segundo um estudo divulgado no último dia 7 de junho. A pesquisa, comandada pelo site “DrugAbuse”, analisou 3,5 milhões de posts públicos no Instagram entre 1º de janeiro de 2017 e 31 de março de 2018 e revelou que as publicações sobre cerveja superaram as de vinho em 48 estados dos EUA, incluindo a Califórnia, onde cerca de 85% do vinho do país é produzido.

LEIA MAIS: Cresce o consumo de bebidas alcoólicas orgânicas

Posts relacionados a vinho foram a maioria no Kansas, Mississippi e no Distrito de Columbia, de acordo com o site, que é operado pela Recovery Brands, uma subsidiária da American Addiction Centers, que fornece tratamento para abuso de substâncias.

A popularidade do vinho na capital do país pode estar relacionada à abertura de vários novos bares especializados na bebida “populares para o Instagram”, diz o portal.

As preferências identificadas pelo estudo podem se aplicar principalmente aos millennials. Menos de um terço dos usuários do Instagram tem 35 anos ou mais, segundo dados de abril de 2018 da Statista.

As descobertas foram baseadas em posts na rede social com as hashtags #cerveja, #vinho, #champanhe, #coquetel, #uísque e #vodca. Postagens fora dos EUA foram omitidas.

VEJA TAMBÉM: 4 brasileiras que venceram o preconceito e atuam no segmento de bebidas alcoólicas

O estudo também revelou as seguintes informações:

– O vinho tinto é muito mais mencionado do que o vinho branco em todos os estados, com exceção do Novo México;

– Publicações sobre vinho tinto superaram as de champanhe em todos os estados, principalmente no Mississipi;

– Champanhe raramente foi encontrado em posts de grande parte do noroeste do país, particularmente Idaho, Oregon e Wyoming. Da mesma forma, muitos estados do centro-oeste, incluindo Dakota do Sul, Iowa e Kansas, tinham “relativamente poucas” fotos sobre a bebida;

– Drinques tinham menos posts do que cerveja em todos os estados e raramente apareciam nas publicações de moradores de Dakota do Sul, Idaho e Montana. O Distrito de Columbia foi o local com mais postagens de coquetéis.

Os resultados do estudo mostram que o álcool é “uma característica da cultura do Instagram”, afirma a página da web. Mais de 1,6 milhão de posts analisados na rede social ​​mencionaram cerveja, e mais de 1,1 milhão mencionaram vinho.

O “DrugAbuse” enfatiza a importância de beber com responsabilidade. “Embora os posts nas redes sociais acentuem o melhor das festas, beber em excesso também pode levar à tragédia”, diz o texto.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).