Conheça o Lanserhof, o melhor spa do mundo

Reprodução/FORBES
O espaço fica nas colinas da elegante cidade de férias alemã de Tegernsee e se tornou sinônimo de medicina integrada, saúde e cura baseada em dietas

Cerca de uma hora de Munique, após passar pela bucólica zona rural da Bavária e seus infinitos ​​campos amarelos brilhantes, está o famoso Lanserhof, um luxuoso spa médico.

LEIA MAIS: Guia de Viagens FORBES 2018: Spas 5 estrelas

O espaço fica nas colinas da elegante cidade de férias alemã de Tegernsee e se tornou sinônimo de medicina integrada, saúde e cura baseada em dietas, em um ambiente 5 estrelas que define uma nova categoria de estilo de vida: a luxuosa medicina detox.

Não é segredo que a desintoxicação e o jejum são uma tendência. No entanto, o Lanserhof não é um local típico de sacrifícios. Em vez disso, é uma clínica médica integrada de serviço completo e spa, que sintetiza o bem-estar holístico em seu auge, enquanto oferece uma experiência intimista (são cerca de 70 quartos) e mima os visitantes a cada contato.

Isso significa que, enquanto a dieta e a desintoxicação são primordiais, no Lanserhof tem uma abordagem 360 ​​graus que inclui terapias tão variadas que incluem até banhos iônicos para os pés e terapia craniossacral. Tudo combinado com tecnologia de ponta, médicos de classe mundial e um luxuoso ambiente de hotel projetado para relaxamento total.

O método do Lanserhof é baseado nas descobertas de F.X Mayr, que considera a saúde digestiva como a base da saúde geral. Os hóspedes começam do zero, com uma dieta rigorosa com acompanhamento médico (incluindo terapia, medicinas ocidental, oriental e alternativa), tratamentos de spa, atividades físicas e relaxamento.

A instalação de mais de 20 mil m² foi projetada tendo em mente o luxo e o conforto, desde a adequação dos materiais de construção até a relação de cada quarto com a luz do dia, embora a experiência real de desintoxicação possa ser cansativa para alguns. Cafeína e álcool estão fora do cardápio, assim como açúcar, frutas e vegetais (os dois últimos porque fermentam no estômago). Wi-Fi e serviço de telefone são extremamente limitados, pois o detox digital também faz parte do processo. O jantar termina às 18h e os hóspedes já estão na cama às 20h, tudo em nome do bem-estar.

VEJA TAMBÉM: Conheça o refúgio perfeito no litoral espanhol

Depois de uma consulta com o médico, os hóspedes recebem a prescrição de uma dieta personalizada. Algumas pessoas beberão apenas chá e mel durante dias, enquanto outras podem tomar um café da manhã com aveia e comer um prato leve à base de peixe no almoço. Para a maioria, o café da manhã e o almoço consistem em uma espécie de iogurte e pão saudável (uma torrada vegana de trigo-sarraceno é a favorita dos hóspedes), enquanto o jantar é uma sopa. A dieta segue por vários dias até pouco tempo antes da partida. Lanserhof sugere que os visitantes fiquem por pelo menos uma semana, mas 15 dias é o ideal, pois é quando refeições mais variadas são reintroduzidas.

A comida, por mais simples que seja durante os períodos mais magros, é deliciosa. Todos os ingredientes são orgânicos e produzidos localmente, enquanto os produtos de origem animal são dos mais altos padrões éticos. Como resultado, as refeições são ricas e saborosas, enquanto os pratos mais elaborados, como o curry tailandês, têm um toque gourmet graças ao talentoso chef, o respeitado Karsten Wolf.

O que separa o Lanserhof de outros spas médicos é que ele é, de fato, é uma clínica médica completa, com profissionais altamente treinados, a maioria especializada em algum tipo de abordagem naturopática. Todo tipo de tratamento está disponível, de ginecologia e odontologia à dermatologia. Alguns clientes até o usam o spa como atenção médica primária. Isso contribui para uma experiência única, pois os hóspedes podem cuidar de sua saúde e experimentar procedimentos mais relaxantes, como tratamentos faciais e wraps de algas marinhas.

O que esperar

Projetada pela Ingerhoven Architect, a Lanserhof é uma instalação impressionante. Os quartos possuem estilo minimalista, mas refinado. Cada acomodação dispõe de grandes banheiras, toaletes japoneses Toto de última geração e uma varanda com vista para a bela paisagem, enquanto todos os espaços do hotel foram projetados para que os hóspedes encontrem facilmente locais tranquilos para relaxamento. Por ser também um hotel, a hospitalidade é de classe mundial.

O dia normalmente começa às 7h, com exercícios leves seguidos pelo café da manhã. Depois, a maioria dos hóspedes vai para consultas ou tratamentos até a hora do almoço, enquanto outros podem optar por um cochilo, uma caminhada, um passeio de bicicleta ou algum outro tipo de exercício. Este é um dos melhores aspectos do Lanserhof, o seu tempo lá é completamente aberto e flexível, você pode fazer o mínimo ou o tanto que quiser. As únicas atividades necessárias são as visitas ao médico e a manutenção do plano de desintoxicação.

O que fazer

O Lanserhof é uma das melhores instalações de saúde da categoria e foi nomeado o melhor spa médico do mundo há vários anos. Não há escassez de atividades ao ar livre, e a programação diária sempre inclui ioga, pilates, ginástica ou exercícios de baixo impacto similares. Há uma grande variedade de bicicletas no local caso você queira desfrutar de um passeio nas proximidades do lago Tegern, que tem cerca de 13 quilômetros de circunferência.

O espaço mais maravilhoso da propriedade, no entanto, é a casa de banhos que abriga academia, salas de ioga e relaxamento, saunas e um chuveiro de sensações: uma sala com uma infinidade de duchas exclusivas, para uma experiência de banho divertida. A piscina de água salgada aquecida fica em meio a um grande gramado com vista panorâmica, o que torna a experiência de nadar particularmente especial.

O que levar

Embora seja uma instalação 5 estrelas, o spa é casual e descontraído. O hóspede deve trazer algumas roupas para uso diário e algumas peças mais chiques para usar à noite. Além disso, é necessário levar um par de tênis ou botas, que serve para ir à academia ou uma caminhada na chuva. O Lanserhof nunca cancela caminhadas ao ar livre ou aulas devido ao mau tempo, e ninguém querer perdê-las, pois elas são lindas e refrescantes. Por isso, às vezes é recomendado um par de luvas leves, dependendo da época do ano.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).