Pesquisa revela perfil do atual consumidor de luxo

A compra de artigos de luxo é motivada, principalmente, pelo desejo e pela magia que as grifes emanam. Independentemente de modismos e de crises econômicas, os produtos desta categoria continuam sendo comercializados, embora o perfil de compra varie muito dependendo da nacionalidade dos consumidores, faixa etária, renda e gênero.

LEIA MAIS:Por que marcas de luxo têm se auto-sabotado

A plataforma Statista realizou uma pesquisa extensa sobre o segmento de luxo nos Estados Unidos. Por meio de um questionário de múltipla escolha, 900 norte-americanos, sendo 618 mulheres e 282 homens, a partir de 18 anos, participaram do estudo. Questões como as marcas mais desejadas pelos consumidores e as mais compradas estão entre os tópicos abordados no levantamento.

Entre os resultados na categoria moda e acessórios, é possível perceber que a italiana Gucci, pertencente ao grupo Kering, é a marca mais conhecida e mais desejada da atualidade: 79% dos entrevistados afirmam conhecê-la e 50% gostariam de ter produtos da grife. Entre as mais conhecidas estão, ainda, Chanel (74%) e Michael Korns e Tiffany & Co. (empatadas com 72%). Entre as desejadas, a Gucci é seguida por Michael Korns e Louis Vuitton (empatadas com 45%).

SAIBA MAIS:Como a Dolce & Gabbana redefiniu o luxo millennial

As mais conhecidas e desejadas não significam, necessariamente, as mais vendidas. Embora a Gucci apareça no topo da lista de desejos, a marca mais presente no guarda-roupa dos entrevistados é a Michael Kors: 42% dos entrevistados afirmaram possuir produtos da grife.

O mesmo comportamento é observado no segmento de cosméticos. A maior parte dos norte-americanos que participaram do levantamento – 69% – reconhece a Estée Lauder como a marca mais conhecida do segmento, mas a maioria deles usa Clinique (44%).

Confira, na galeria de gráficos a seguir, algumas das principais constatações da pesquisa sobre consumidores de luxo nos segmentos moda/acessórios e cosméticos:

  • 10 Marcas de luxo de moda/acessórios mais conhecidas

  • 10 Marcas de luxo de moda/acessórios que as pessoas mais desejam

  • 8 Marcas de luxo de moda/acessórios das quais as pessoas mais possuem produtos

    Michael Kors – 42%
    Gucci – 32%
    Tiffany e Co. – 24%
    Chanel – 23%
    Burberry – 23%
    Louis Vuitton – 22%
    Dior- 16%
    Prada – 14%

  • 10 Marcas de cosméticos mais conhecidas

  • 10 Marcas de cosméticos das quais as pessoas mais possuem produtos

  • 5 categorias de produtos cosméticos que as pessoas mais possuem

10 Marcas de luxo de moda/acessórios mais conhecidas

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).