Atenas ganha reputação por seus incríveis coquetéis

A capital histórica da Grécia emergiu discretamente como um dos principais destinos do continente para bebidas para adultos.

Quando as pessoas pensam nas mecas de coquetéis na Europa, normalmente as cidades que surgem na cabeça são Londres, Paris e Berlim. E suas reputações são merecidas. Cada uma delas possui bares incluídos nas listas dos melhores estabelecimentos do mundo.

LEIA MAIS: 4 gins sazonais que vão revolucionar o seu paladar

Mas a velha Atenas vem fazendo um trabalho tão quanto quanto nesse quesito, com muito menos alarde. Um cenário denso e barulhento, que oferece todo tipo de mixologia em um espaço relativamente pequeno. A capital histórica da Grécia emergiu discretamente como um dos principais destinos do continente para bebidas para adultos.

No coração de tudo está Psirri, um bairro vibrante sob a sombra da Acrópole. Os inúmeros cafés, bares e restaurantes se espalham pelas ruas, criando uma eletricidade que surge nas primeiras horas da manhã. Também é o cenário perfeito para experimentar as bebidas nativas. No iFeel, um posto avançado de moda ao ar livre no “lobby” do Andronishotel, a mixologista Vicky Tsiati tece os sabores locais em um punhado de bebidas de nomes chamativos.

Talvez você já esteja familiarizado com o ouzo – um licor com sabor de anis, popular em todo o Mediterrâneo. É servido como um digestivo em praticamente todos os restaurantes da Europa Oriental. Mas poucos bartenders do lado de fora do mar Egeu estão trabalhando com mastika. Este licor estranhamente doce é aromatizado com resina de mástique, um pequeno arbusto nativo da ilha grega de Chios. Servido frio, tem um sabor de chiclete que ajuda a acalmar nas noites úmidas de verão. Vicky o utiliza para animar as notas de pinho em seu coquetel Cucu. Já no Mind Fack, o licor é a estrela do show, ancorando uma borda floral em um cítrico azedo.

“Psirri é passagem obrigatória durante qualquer estadia em Atenas”, explica ela. “É uma ótima maneira de experimentar como os gregos passam suas noites na cidade.”

E há também rum. Muito rum. A sensação às vezes tropical no ar convenceu os frequentadores de bares que os coquetéis de praia são uma opção apropriada. Como resultado, existem postos avançados, construídos inteiramente em torno do espírito açucarado. Nenhum é mais renomado do que Baba Au Rum, que reivindica uma das maiores coleções da bebida em toda a Europa. O cardápio a divide por região, oferecendo preços acessíveis, de sipping runs, como o Zaya Gran Reserva, de Trinidad e Tobago, a uma variedade de barris de uísque – há, inclusive, um barril da Plantation engarrafado exclusivamente para o local.

VEJA TAMBÉM: Quanto custa sair à noite em diferentes cidades do mundo

Uma divertida variedade de arranjos de “vanguarda” torna tudo fácil de engolir. E é difícil dar errado com qualquer uma dessas misturas exclusivas. Mas não perca o coquetel exclusivo do bar, descrito como um “daiquiri umami”. Ele combina um forte rum dominicano com xerez, manjericão, baunilha e algumas plantas botânicas clandestinas. Nada no cardápio custa mais de € 9 por copo.

O Clumsies é outro nome amplamente reverenciado em Atenas. Por uma boa razão. Este restaurante rústico está espalhada por vários andares e oferece três bares distintos, que podem ser escolhidos de acordo com o seu humor. E a comida por lá não é simples como as dos pubs. É uma combinação de estilos internacionais de ingredientes amarrados juntos sob a bandeira do “grego moderno”.

Com tantas opções ao longo de cada esquina, vale a pena explorar, sem precisar estabelecer um destino. Só não saia da cidade sem uma visita ao Brettos. Este salão histórico no bairro de Plaka é também a destilaria mais antiga de Atenas e o lar de um dos bares mais impressionantes que você verá – centenas de garrafas multicoloridas iluminadas e empilhadas até as vigas.

Se você precisa de um breve descanso da folia que invade o coração da cidade, faça o seu caminho para Kifissia, um soberbo subúrbio descontraído ao norte de Atenas. Reserve um quarto no Theoxenia Palace, onde todos os quartos dispõem de vistas deslumbrantes. E o bar é tão impressionante quanto. É construído em mármore brasileiro, coberto com bengalas de bambu e iluminado com acessórios de vidro de Murano. Por lá, as bebidas exibem outra especialidade local: vinho mediterrâneo.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).