8 bares que servem mais uísques do que recordista do Guinness

iStock
O site da Artisan diz que há uma coleção de 1,3 mil garrafas no bar, mas ouvi rumores de que esse número está mais perto de 4 mil

Na remota ilha sueca de Öland, você encontrará o bar que detém o recorde do Guinness para a maioria das variedades da bebida disponíveis comercialmente. O Hotel Skansen, na cidade de Farjestaden, possui uma coleção de 1.179 uísques, de todo o mundo.

LEIA MAIS: Bono, vocalista do U2, investe em destilaria de uísque

Embora a coleção do Hotel Skansen seja certamente impressionante e mereça ser visitada, ela está longe de ser a maior seleção de uísques disponíveis comercialmente. Ou seja, o Guinness está errado.

Eu já tinha ouvido falar de alguns estabelecimentos com mais garrafas e consegui encontrar outros com a ajuda de amigos que entendem do assunto, além do poder do Google.

E por que o Guinness erra? Para ser designado pelo livro dos recordes é preciso de um certificado de registro e verificação, que é pago. O Hotel Skansen se deu ao trabalho de passar pelo processo em junho.

Então, para esclarecer as coisas, veja, na galeria de fotos abaixo, 8 bares ao redor do mundo que afirmam ter mais uísques que o recordista mundial oficial:

  • 1. Hielander Restaurant, Alkmaar, Holanda (mais de 1,4 mil uísques)
    Aberto desde 1989, o Hielander é um restaurante escocês de propriedade de Wullie Macmorland e sua esposa, Gerie. Ganhou muitos prêmios da indústria ao longo dos anos, e mais de 100 artigos foram escritos sobre o restaurante. Wullie também organiza o Hielander Whiskey Festival em fevereiro.

  • 2. The Auld Alliance, Singapura (mais de 1,5 mil uísques)
    O francês Emmanuel Dron é conhecido não só por este bar de renome mundial em Singapura, mas também por sua impressionante coleção de uísques. Fundada em 2011, a Auld Alliance também engarrafa e distribui seus próprios uísques. O bar tem garrafas vintage que nos levam de volta ao século 19.

  • 3. Dom Whisky, Jastrzębia Góra, Polônia (mais de 1,7 mil uísques)
    Dom Whisky está na belíssima cidade costeira Jastrzębia Góra, na Polônia, e foi inaugurado em 2009. Como o consumo de uísque e as importações no país continuam subindo, faria sentido que alguns bares de uísque de classe mundial acabem se estabelecendo por lá. O Dom Whisky também coorganiza seu próprio festival de uísque desde 2014. Você também pode encontrar unidades do bar nas cidades de Varsóvia, Wrocław e Reda.

    ATUALIZAÇÃO: A equipe do Dom Whiskey me informou que seu novo bar de Varsóvia tem, na verdade, cerca de 4 mil garrafas de uísque! O seu bar original em Jastrzębia Góra já teria ultrapassado 2 mil garrafas também.

  • 4. Devil’s Place, Hotel Waldhaus Am See, St. Moritz, Suíça (mais de 2,5 mil uísques)
    Fundado por Claudio Bernasconi, na década de 1990, o Devil’s Place levou a indústria de uísque às notícias, quando foi descoberto que uma de suas antigas garrafas Macallan era falsa, após ter vendido uma dose de £ 10 mil a um turista chinês. O próprio Bernasconi foi para a China para reembolsar o cliente.

  • 5. The Jack Rose Dining Saloon, Washington D.C., EUA (2.687 uísques)
    De propriedade do empresário e colecionador Bill Thomas, a página no Facebook do Jack Rose Dining Saloon alega ter a maior coleção de uísques oferecidos em um bar no Ocidente. Também vende uma variedade de charutos para acompanhar seu uísque preferido.

  • 6. The Artisan Restaurant, Wishaw, na Escócia (mais de 3,5 mil uísques)
    O site da Artisan diz que há uma coleção de 1,3 mil garrafas no bar, mas ouvi rumores de que esse número está mais perto de 4 mil. Os rumores foram confirmados quando liguei para perguntar. Que eu saiba, o Artisan deve ser o legítimo recordista mundial. Fundado em 2008, este restaurante de Lanarkshire é o queridinho do chef e proprietário, Derek Mather. Aparentemente, sua coleção pessoal é quase o dobro da seleção do bar.

  • 7. Eetablissement De Cluyasenaer, Evergem, Bélgica (2,6 mil uísques)
    O Eetablissement De Cluysenaer está localizado fora da bela cidade de Ghent, na Bélgica. Não apenas serve um café da manhã escocês com haggis (prato tradicional da cozinha escocesa: bucho de carneiro recheado com vísceras, ligadas com farinha de aveia), mas também tem uma coleção de 2,6 mil uísques disponíveis.

  • 8. Canon, Seattle, Estados Unidos (2,5 mil uísques)
    O Canon, em Seattle, afirma ter a maior coleção de bebidas alcoólicas dos Estados Unidos, contando com 4 mil rótulos. Ouvi dizer que mais de 2,5 mil deles são uísques.

1. Hielander Restaurant, Alkmaar, Holanda (mais de 1,4 mil uísques)
Aberto desde 1989, o Hielander é um restaurante escocês de propriedade de Wullie Macmorland e sua esposa, Gerie. Ganhou muitos prêmios da indústria ao longo dos anos, e mais de 100 artigos foram escritos sobre o restaurante. Wullie também organiza o Hielander Whiskey Festival em fevereiro.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).