Conheça os acampamentos de luxo do deserto da Mongólia

GettyImages
Acampamento Three Camel Lodge no Deserto de Gobi na Mongólia, oferece uma forma inusitada de conhecer a região.

Os melhores lugares do mundo costumam ser os mais difíceis de se chegar. A afirmação se confirma ao levarmos em consideração lugares como o alojamento ecologicamente correto Clouds Mountain Gorilla Lodge, em Uganda; o Galapagos Safari Camp, no Equador; o hotel Nihi Sumba, na Indonésia; e o resort Explora, na Patagônia. Um outro forte candidato a integrar esta lista é o Three Camel Lodge (Alojamento dos Três Camelos, em tradução livre), na Mongólia, um acampamento de luxo situado no extenso Deserto de Gobi. O local oferece uma forma inigualável de conhecer a região.

VEJA TAMBÉM: Conheça o melhor dos refúgios panamenhos

A maior parte da Mongólia pode considerada “remota”, e isso é um eufemismo. Pode-se dirigir por horas em estradas de terra e nunca encontrar pessoas, trânsito, torre de celular ou gers (tendas tradicionais da cultura mongol). Metade dos três milhões de habitantes do país vive o antigo estilo de vida nômade dos séculos, o que depende de tendas acolchoadas de feltro, rebanhos de animais e habilidades para lidar com as intempéries da natureza, como chuva, vento e as cheias dos rios. Para um turista ocidental, a situação é romântica e insólita ao mesmo tempo. O Three Camel Lodge, apesar de seus muitos itens de conforto, faz um bom trabalho ao proporcionar experiências sobre a forma simples e primitiva como os locais vivem.

O Three Camel Lodge fica na região plana de estepes das Montanhas Gobi-Altai, no Parque Nacional Gurvansaikhan, a cerca de 480 quilômetros da capital, Ulã Bator. A melhor maneira de chegar à pousada é voar uma hora de bimotor, saindo de Dalanzadgad, um pequeno aeroporto regional. O alojamento faz um bom trabalho para garantir que os hóspedes não se percam, e cada grupo recebe um guia do aeroporto para gerenciar cada estadia. Muitos falam inglês fluente.

Todos os dias, os hóspedes vivenciam a aventura de montar camelos asiáticos nas dunas de areia ou caminhar por uma montanha para ver gravuras rupestres. Uma das excursões mais impressionantes para assistir ao pôr-do-sol é ir aos penhascos, na lendária área também conhecida como Bayanzag, onde ovos de dinossauro foram descobertos quase um século atrás.

Os 40 gers da propriedade, todos meticulosamente feitos à mão com madeira, feltro e móveis coloridos, são surpreendentemente espaçosos. Todas as tendas ficam viradas para o sul, uma tradição mongol, e a região permite uma vista de intermináveis pastagens.

E AINDA: Glamping: conheça o melhor dos acampamentos de luxo

Esta é uma experiência peculiar, e uma vez que não há wi-fi ou serviço de celular no alojamento, pode-se realmente absorver a beleza tranquila e majestosa da terra. Também raras, dada a localização extraordinária do resort, são as fantásticas casas de banho em pedra, completas com loções de leite de camelo, eletricidade 24 horas, um luxuoso cinema no hotel principal e um restaurante-bar de serviço completo. Há até um ger dedicado à massagem mongol, tradição praticada há centenas, se não milhares, de anos.

Embora o luxo seja um atributo do Three Camel Lodge, o outro fato notável do acampamento é sua dedicação à sustentabilidade, tanto ambiental quanto cultural. Jalsa Urubshurow, uma mongol-americana fundadora e proprietária do acampamento, criou a Nomadic Expeditions, em 1992, uma empresa que se dedica a promover viagens sustentáveis a lugares inacreditáveis ​​em toda a Ásia, como Butão e Tibete.

Uma década depois, o Three Camel Lodge abriu com o mesmo viés. Hoje, o acampamento recicla seus resíduos orgânicos em fazendas locais para serem usados como fertilizante, constrói e apoia projetos de estufas ecologicamente corretas, emprega 100% dos mongóis locais e ajuda famílias da região com bens e suprimentos para resistir a invernos intensos. Além disso, a Three Camel Lodge lançou o programa No Plastic Bags in the Gobi (Zero Sacolas Plásticas em Gobi, em tradução livre), que trabalha com moradores e pequenas empresas para incentivar o uso de sacolas de pano. O Three Camel Lodge é um exemplo de propriedade que não diminui a região, mas sim trabalha como pilar de conservação e valorização cultural.

Veja na galeria de fotos abaixo, os impressionantes gers de luxo do deserto de Gobi, na Mongólia:

  • O acampamento fica na região plana de estepes das Montanhas Gobi-Altai, no Parque Nacional Gurvansaikhan.

  • A melhor forma de chegar ao alojamento situado a 480 quilômetros da capital Ulã Bator, é voar por uma hora de bimotor – saindo de Dalanzadgad, um pequeno aeroporto regional.

  • Uma das formas mais impressionantes para assistir ao pôr-do-sol é ir aos penhascos, na lendária área também conhecida como Bayanzag, onde ovos de dinossauro foram descobertos quase um século atrás.

  • Os gers da propriedade são feitos à mão com madeira e feltro. Todos muito espaçosos e decorados com os tradicionais móveis coloridos da região.

  • Sem serviços como wi-fi ou celular, o alojamento oferece ao hóspede as belezas naturais e vistas para intermináveis pastagens.

  • O hotel principal do resort conta com eletricidade 24 horas, um luxuoso cinema e um restaurante-bar de serviço completo.

O acampamento fica na região plana de estepes das Montanhas Gobi-Altai, no Parque Nacional Gurvansaikhan.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).