Esteira de exercícios melhora a saúde no escritório

Getty Images
Esteira-mesa inovadora pode ajudar a atingir recomendação médica de exercícios físicos por dia

Empreendedores que trabalham em excesso podem encontrar dificuldade para alcançar um equilíbrio no cotidiano. De fato, todos nós que passamos dias vidrados nas telas dos computadores somos desafiados a encontrar tempo para praticar qualquer tipo de exercício físico — que é a coisa mais importante a se fazer pela nossa saúde mental e física. Movimentar o corpo não melhora apenas o foco; uma caminhada de 30 minutos diminui o risco de derrame em pelo menos 20%. Se você conseguir se exercitar mais e atingir a meta de 10 mil passos por dia (cerca de 8 quilômetros de caminhada), pode cumprir a orientação do Centers for Disease Control (Centro de Controle de Doenças, em tradução livre) de realizar pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana. Tudo parece razoável no papel, mas alcançar esses objetivos é um enorme desafio para a maioria dos norte-americanos, que caminha, em média, menos da metade do recomendado.

LEIA MAIS: Tudo que os profissionais precisam saber sobre saúde mental

A falta de tempo é a justificativa mais frequente para não fazer exercícios. No entanto, as dicas mais comuns para solucionar a questão – andar até a copiadora, pegar o caminho mais longo para uma sala ou sair do escritório para almoçar na rua – não promovem o movimento consistente e necessário para atingir nem mesmo as metas mais básicas. O melhor (e mais fácil) truque, de longe, é fazer com que o tempo em sua mesa se converta em tempo de exercício. Basta trocar a mesa — por uma esteira de exercícios ou uma bicicleta ergométrica.

Eu troquei minha mesa por uma esteira da LifeSpan e posso garantir que a troca é ótima. Em primeiro lugar, é tão fácil configurar o equipamento que eu até pude montá-lo em menos de uma hora, apenas com as ferramentas que vieram no pacote – uma grande vantagem. A esteira LifeSpan permite que você ande à velocidade máxima de cerca de 3,2 km/h, e você pode determinar o ritmo da caminhada ao apertar um botão, simplesmente. Se desejar convertê-la em uma mera mesa de escritório por parte do dia, também é possível: a esteira vem equipada com rodas para que você possa simplesmente rolá-la. Ou, se você for preguiçoso como eu, ou se tiver pouco espaço à disposição, pode ficar em pé na esteira, mesmo com ela desligada. Qualquer dos jeitos funciona.

Se você trabalha em um escritório lotado e está preocupado em criar ruído, fique tranquilo – a LifeSpan não faz barulho. Duas observações, porém: é difícil transformar a esteira em uma mesa comum, à altura de uma cadeira, porque você não pode ajustar o comprimento vertical do equipamento. Eu tenho uma segunda mesa para solucionar o problema, que uso porque espaço não é problema para mim, mas, se for para você, opte por um equipamento diferente.

Se estiver interessado apenas em ter uma ideia de como é trabalhar em uma esteira e queira uma opção mais acessível para experimentar, a esteira para exercícios da Exerpeutic 2000 Workfit Desk pode ser uma boa opção.

Divulgação/FlexiSpot Deskcise Pro
A bicicleta estacionária FlexiSpot Deskcise Pro também é uma opção para melhorar saúde no escritório

Para aqueles que preferem pedalar, uma boa dica é a bicicleta FlexiSpot Deskcise Pro, uma mesa de trabalho com pedais de bike. Desenhada para estimular uma circulação sanguínea saudável, a Deskcise Pro prevê tempos em pé e em posição sentada, com ciclos seguros e eficazes de baixo impacto. Seu design permite trocar posições (sentada, pedalando na bicicleta ou em pé), e seu sistema de pedaladas roda suavemente sem atrapalhar os colegas mais próximos. Além disso, basta uma montagem que leva um minuto para conectar o desktop à base, e ela está pronta para uso. Se você trabalha em regime de homeoffice (em casa) e vive com um adolescente que precisa de motivação extra para concluir tanto os deveres da escola quanto um programa de exercícios físicos, uma boa informação: a Deskcise Pro foi testada e aprovada por jovens usuários. A escola Green Bay, em Wisconsin, recentemente instalou duas em sua biblioteca e descobriu que elas eram silenciosas e populares entre os estudantes, que passaram a ficar mais tempo na biblioteca.

VEJA TAMBÉM: Quais exercícios mais ajudam em nossa saúde mental

Opte pela esteira ou pela bicicleta, uma coisa é certa: seu corpo e sua mente vão agradecer. Desde que instalei o equipamento, eu passei a cumprir a recomendação médica de 10 mil passos por dia, sem muito esforço. Além de melhorar a saúde e a produtividade, dá para perder alguns quilinhos durante o trabalho.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).