6 hotéis de luxo em mercados emergentes

Reprodução/Forbes
O turismo mundial está em ascensão, e viajantes são incentivados a explorar áreas além das rotas tradicionais da Europa Ocidental

Paris, Madri, Londres, Roma… muitos dos destinos turísticos mais populares da Europa lutam para administrar seu grande número de visitantes.

LEIA MAIS: Conheça os acampamentos de luxo da Mongólia

A França, o país mais visitado do mundo, recebeu 87 milhões de turistas em 2017, com a Espanha em segundo lugar, com cerca de 82 milhões de visitantes, segundo os últimos relatórios. Espera-se que os números do turismo batam recordes de anos anteriores, à medida que a renda global aumente.

No último verão no Hemisfério Norte, uma onda de protestos varreu as cidades mais importantes da Europa, em um esforço para reprimir o turismo em excesso que ocorre a cada temporada. Barcelona tem bloqueado a construção de novos hoteis em seu centro histórico e limitado o número de turistas permitidos em atrações de alto tráfego. Amsterdã tem aumentado os impostos de turismo e introduzido multas por “comportamento indisciplinado” dos visitantes. Veneza, uma cidade italiana que recebe regularmente até 30 milhões de visitantes todos os anos, instalou catracas turísticas nos principais pontos de entrada para tentar controlar as crescentes tensões. Muito turismo, ao que parece, pode ser uma coisa ruim para viajantes e residentes.

A solução? Viajar para outro lugar. O turismo mundial está em ascensão, e viajantes são incentivados a explorar áreas além das rotas tradicionais da Europa Ocidental. A demanda por resorts internacionais de luxo em regiões menos conhecidas é forte, e muitos desses mercados de turismo emergentes possuem acomodações superlativas e experiências únicas, que merecem um lugar no radar de qualquer viajante experiente. Para os mais exigentes, que procuram fugir das multidões e ir para paisagens deslumbrantes, os destinos emergentes de Shekvetili, Geórgia e Sharm El Sheikh; Egito a Bodrum; Turquia; e o país balcânico de Montenegro oferecem beleza, luxo e cultura exclusivos, sem o caos de estarem cheios de pessoas.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 6 hotéis de luxo em mercados emergentes:

  • Aman Sveti Stefan – Montenegro

    O Aman Sveti Stefan é um alojamento de luxo único, em meio à beleza rústica. Localizado ao largo da costa de Montenegro, ao longo do Adriático, a sudoeste da capital, Podgorica, o retiro de 32 hectares é composto por duas propriedades separadas. A ilhota principal fortificada conta com 50 quartos e suítes, além de casas de pedra antiga que só estão disponíveis durante o verão. Do outro lado da baía, a Villa Miločer, originalmente construída como destino de verão para a família real sérvia nos anos 1930, oferece oito suítes. Além disso, ambas as áreas garantem total privacidade, pois as áreas estão abertas apenas para os hóspedes do hotel.

    A propriedade tem uma reputação invejável como um refúgio pouco conhecido para os ricos e famosos, tendo hospedado ícones de Hollywood como Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe no passado. Hoje, continua a reinterpretar a herança cultural do Montenegro no padrão cinco estrelas. O resort foi elegantemente projetado para preservar o caráter romântico e bucólico da vila. Os sofisticados edifícios do século 15, decorados com paredes de pedra exposta, móveis de carvalho, lanternas de aço e portas brancas, imbuem a sensação de contos de fadas. As instalações do resort, no entanto, são modernas, com dois centros fitness, piscinas interiores e exteriores, três salas de jantar e acesso a três diferentes praias de cascalho rosa, todas com funcionários atenciosos.

    O Aman Spa, com vista para Queens Beach, oferece tratamentos personalizados de saúde e beleza, utilizando ingredientes exclusivos e de origem local. Excursões para atrações próximas, como a antiga cidade de Budva ou a Baía de Kotor, estão disponíveis, no entanto, para muitos, a propriedade por si só é razão suficiente para ficar dentro dos limites do resort.

  • Paragraph Resort & Spa Shekvetili – Geórgia

    A Autograph Collection Hotels, da Marriott International, é conhecida mundialmente por seu impressionante portfólio de propriedades exclusivas e seu espírito de visão, design e artesanato inimitáveis. O último destino da marca, o Paragraph Resort & Spa Shekvetili, é diferente de qualquer outro.

    Situado na costa do Mar Negro da região de Guria, na Geórgia, entre praias irresistíveis e pinheiros exuberantes, a acomodação 5 estrelas recém-inaugurada tem uma localização invejável. Você pode aproveitar a tranquilidade do ambiente natural ou fazer uma pequena viagem até a cidade para jogar no Amusement Park Firefly, ou assistir a um show no Black Sea Arena, a maior sala de concertos ao ar livre no Cáucaso.

    O projeto arquitetônico do resort é, de longe, o destaque do local, e os espaços públicos, dentro da propriedade, são intensamente envolventes. O saguão exibe um aquário repleto de vida marinha exótica. De lá, os hóspedes podem ir para o encantador jardim de inverno, completo por uma queda de água, um parque aquático interior e uma piscina de água salgada filtrada de 114 metros, incorporada a um terraço panorâmico que vista para o Mar Negro. Outra característica excepcional do resort é o seu serviço impecável. A hospitalidade georgiana é lendária, os funcionários são discretos, atenciosos e nunca intrusivos.

    O resort oferece 220 quartos e suítes, todos com decoração requintada, varandas privativas e produtos Roberto Cavalli nos banheiros. Há uma abundância de mirantes em toda a propriedade, mas a vista mais magnífica está no Sky Bar, localizado no último andar do hotel, que oferece um visual 360° da costa e das montanhas ao redor.

  • Sani Resort – Grécia

    Com um cenário de pinheiros perfumados, antigos olivais e lagoas azul-turquesa, o Sani Resort fica em Kassandra, a península mais ocidental da região de Halkidiki, no leste da Grécia. Com vista para o Monte Olimpo, o resort é um paraíso tranquilo e, muitas vezes, esquecido do Mar Egeu, que convida os hóspedes a se deleitarem longe das ilhas cheias de turistas do país.

    A propriedade está em uma reserva de 404 hectares, e seu arquipélago de hotéis cinco estrelas foi projetado com sua própria atmosfera e estética para atender a uma variedade de convidados e experiências. Cada um dos cinco hotéis está completo com restaurantes premiados, piscinas aquecidas, praias privativas e spas de luxo. Os quartos, villas, bangalôs e suítes oferecem vistas impressionantes do Mar Egeu e espaços de convivência com interiores claros e arejados. A melhor época para visitar é durante julho e agosto, no Festival Sani, que ocorre todos os anos no resort.

  • Four Seasons Resort Sharm El Sheikh – Egito

    Tal como acontece com todos os destinos Four Seasons, o Resort Sharm El Sheikh define as acomodações de luxo na área. Situado na Península do Sinai, o resort egípcio combina o melhor das paisagens do deserto e do mar. A propriedade foi projetada para se assemelhar a uma vila árabe íntima, com arquitetura de inspiração moura, abóbodas no telhado, portas em arco e edifícios brancos em cascata pela encosta em direção à praia. Os espaçosos quartos e suítes dispõem de vista para o mar e para o jardim, muitos dos quais têm seus próprios terraços privativos e piscinas, bem como grandes banheiros revestidos em mármore com produtos da L’Occitane. Há uma abundância de experiências relaxantes para escolher, desde tratamentos de beleza egípcios antigos e rituais de bem-estar beduínos no spa. Os hóspedes podem embarcar em excursões a marcos históricos e bíblicos no Deserto do Sinai, escalar o Monte Sinai ao luar ou explorar o mundo subaquático do Mar Vermelho. Como o único resort com o seu próprio centro de mergulho no local, com mais de 70 locais para a prática, incluindo os onde houveram naufrágios históricos da Segunda Guerra Mundial, o resort é um oásis para aventureiros.

  • Hotel Monte Mulini – Croácia

    Localizado na costa da região de Istria, na Croácia, a 15 minutos a pé do centro histórico de Rovinj, o Hotel Monte Mulini é considerado um dos mais impressionantes da região. Os visitantes apreciam rapidamente a beleza única e o património local que tem para oferecer. O design refinado do estabelecimento de 113 quartos combina, sem esforço, com o seu ambiente natural impressionante. Tons quentes e terrosos e janelas de vidro imponentes dominam os interiores arejados do hotel e as áreas comuns, como o foyer e o átrio central, que captam a intensidade da luz natural.

    A vista é para a tranquilidade de Lone Bay, enquanto a praia tem mais seixos do que areia. Os hóspedes ainda podem relaxar confortavelmente e elegantemente com um concierge à beira-mar. Bem-estar é um ponto importante, e o Art Wellness Spa, situado em dois andares e com uma série de tratamentos holísticos, convida os hóspedes a curtir a natureza.

    Refeições requintadas também são destaque neste hotel, e o Wine Vault é especialmente memorável. Situado no piso inferior do hotel, o restaurante exclusivo tem cozinha moderna de inspiração francesa e uma impressionante lista de vinhos com mais de 600 variedades locais e importadas. Para uma experiência mais profunda com a cultura gastronômica da região, você também pode reservar um lugar na mesa do chef, na cozinha, ou excursões pela vinícola local de San Tommaso e pelo famoso pomar de oliveiras Chiavalon.

  • Kempinski Hotel Barbaros Bay Bodrum – Turquia

    O Kempinski Hotel Barbaros Bay Bodrum é um extraordinário resort de spa perfeito para quem procura isolamento. Escondido em uma enseada na parte mais remota da península, o hotel exala uma sensação palpável de solidão. Enquanto fica a 25 minutos de carro da cidade portuária de Bodrum, muitas vezes considerada a St. Tropez da Turquia, também lar do mausoléu de Halicarnassus, as pacatas vilas que cercam a área costeira criam uma sensação de distância e privacidade.

    A vibração estética tranquila e descomplicada do alojamento é centrada na beleza natural, onde todos os esforços foram dedicados à criação de espaços que oferecem vistas panorâmicas espectaculares do Mar Egeu. Mesmo os quartos, todos com acabamento em tons neutros de bege e oliva e com janelas do chão ao teto, bem como uma enorme piscina de borda infinita (uma das maiores da Turquia), enfatizam a inesquecível paisagem marítima da Baía de Gokova. Os hóspedes podem se deslocar sem esforço da praia privativa até o lounge descontraído, onde são servidos coquetéis, lanches e opções de narguilé tropical, e terminar com uma visita ao Sanitas Spa para experimentar os poderes rejuvenescedores de um banho turco tradicional.

Aman Sveti Stefan – Montenegro

O Aman Sveti Stefan é um alojamento de luxo único, em meio à beleza rústica. Localizado ao largo da costa de Montenegro, ao longo do Adriático, a sudoeste da capital, Podgorica, o retiro de 32 hectares é composto por duas propriedades separadas. A ilhota principal fortificada conta com 50 quartos e suítes, além de casas de pedra antiga que só estão disponíveis durante o verão. Do outro lado da baía, a Villa Miločer, originalmente construída como destino de verão para a família real sérvia nos anos 1930, oferece oito suítes. Além disso, ambas as áreas garantem total privacidade, pois as áreas estão abertas apenas para os hóspedes do hotel.

A propriedade tem uma reputação invejável como um refúgio pouco conhecido para os ricos e famosos, tendo hospedado ícones de Hollywood como Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe no passado. Hoje, continua a reinterpretar a herança cultural do Montenegro no padrão cinco estrelas. O resort foi elegantemente projetado para preservar o caráter romântico e bucólico da vila. Os sofisticados edifícios do século 15, decorados com paredes de pedra exposta, móveis de carvalho, lanternas de aço e portas brancas, imbuem a sensação de contos de fadas. As instalações do resort, no entanto, são modernas, com dois centros fitness, piscinas interiores e exteriores, três salas de jantar e acesso a três diferentes praias de cascalho rosa, todas com funcionários atenciosos.

O Aman Spa, com vista para Queens Beach, oferece tratamentos personalizados de saúde e beleza, utilizando ingredientes exclusivos e de origem local. Excursões para atrações próximas, como a antiga cidade de Budva ou a Baía de Kotor, estão disponíveis, no entanto, para muitos, a propriedade por si só é razão suficiente para ficar dentro dos limites do resort.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).