Os 20 carros mais populares do mundo em 2017

Se precisar responder que tipo de veículo prefere, a maioria dos norte-americanos dirá “SUV” ou “crossover”. E essa é uma resposta cada vez mais comum também ao redor do mundo. Com motores mais eficientes do ponto de vista do combustível e muita flexibilidade, os utilitários estão rapidamente se tornando o carro da família preferido em boa parte do planeta.

VEJA TAMBÉM: Os carros esportivos que chegam aos EUA em 2018

As vendas de SUVs cresceram 12% globalmente em 2017, ultrapassando a indústria no geral, que cresceu 3%. As negociações de carros de passageiros tradicionais, por sua vez, caíram 2%, segundo a consultoria LMC Automotive. E essa tendência tem acontecido há algum tempo: desde 2013, as vendas de SUV cresceram 87% ao mesmo tempo em que as de carros caíram 8%, diz a empresa.

A mudança neste mercado é incontestável, mas, pelo menos por enquanto, sedãs pequenos e econômicos ainda vendem mais do que SUVs em nível mundial.

O carro mais popular do mundo – e de todos os tempos – é o Toyota Corolla, com mais de 43 milhões de unidades vendidas desde 1966. Ele é fabricado em 16 plantas ao redor do mundo, incluindo no estado norte-americano de Mississippi e no Canadá. A Toyota vendeu 1.160.495 unidades do eficiente e confiável compacto em 2017, superando com facilidade o Honda Civic e o Volkswagen Golf, segundo e terceiro colocados, que venderam 833.017 e 788.044 veículos, respectivamente, segundo dados da LMC.

Vale a pena notar que uma SUV, a RAV4, da Toyota, quase entrou no Top 3 com vendas globais de 786.580 unidades. Duas outras SUVs, o Honda CR-V e o Ford Escape, entraram no Top 10. As pickups F-Series, da Ford, também estão entre os veículos mais vendidos, principalmente devido à sua popularidade na América do Norte.

LEIA: https://forbes.uol.com.br/fotos/2018/01/os-carros-esportivos-que-chegam-aos-eua-em-2018/

“Globalmente, carros pequenos ainda estão na frente quando analisamos o volume porque eles dominam muitos mercados”, disse Jeff Schuster, vice-presidente sênior de previsões globais da LMC. Mas o crescimento das SUVs é uma tendência mundial que está a todo vapor. “Em 2013, quando fizemos essa lista, havia apenas quatro SUVs no Top 20. Em 2017, esse número cresceu para sete, e nós vemos um crescimento continuado.”

Outras SUVs no Top 20 são o Nissan Qashqai (nº 12), Hyundai Tucson (nº 16), Volkswagen Tiguan (nº 17) e o Haval H6, da chinesa Great Wall Motors (nº 20).

Veja, na galeria de fotos, os 20 carros mais populares do mundo:

  • 1º) Toyota Corolla
    Vendas globais: 1.160.495

  • 2º) Honda Civic
    Vendas globais: 833.017

  • 3º) Volkswagen Golf
    Vendas globais: 788.044

  • 4º) Toyota RAV4
    Vendas globais: 786.580

  • 5º) Honda CR-V
    Vendas globais: 753.359

  • 6º) Ford F-Series Light-Duty
    Vendas globais: 730.596

  • 7º) Ford Focus
    Vendas globais: 656.071

  • 8º) Ford Escape
    Vendas globais: 632.529

  • 9º) Volkswagen Polo
    Vendas globais: 614.827

  • 10º) Toyota Camry
    Vendas globais: 569.760

  • 11º) Wuling Hong Guang
    Vendas globais: 534.251

  • 12º) Nissan Qashqai
    Vendas globais: 526.970

  • 13º) Honda Accord
    Vendas globais: 524.914

  • 14º) Toyota Yaris Hatchback
    Vendas globais: 518.736

  • 15º) Volkswagen Lavida
    Vendas globais: 514.589

  • 16º) Hyundai Tucson
    Vendas globais: 484.322

  • 17º) Volkswagen Tiguan
    Vendas globais: 470.158

  • 18º) Chevrolet Silverado
    Vendas globais: 465.319

  • 19º) Toyota Hilux
    Vendas globais: 459.984

  • 20º) Haval H6
    Vendas globais: 448.188

1º) Toyota Corolla
Vendas globais: 1.160.495

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).