As 10 melhores pizzarias da Itália

Como pede a tradição, o pódio das melhores pizzarias da Itália em 2018 é todo da Campânia, região no sul da Itália cuja capital é Nápoles. Na 1ª posição, pela segunda vez consecutiva, está Pepe in Grani di Franco Pepe, em Caserta. Nas sequência estão I Masanielli di Francesco Martucci (Caserta) e 50 Kalò di Ciro Salvo (Nápoles).

VEJA TAMBÉM: 13 das pizzas mais caras feitas no Brasil

A lista de melhores pizzas gourmet da Itália foi elaborada pelo “50 Top Pizza”, guia online especializado no assunto, assinado por Barbara Guerra e Albert Sapere, curadores do congresso LSDM, e pelo jornalista enogastronômico Luciano Pignataro. O projeto é apoiado, entre outros, por diversos consórcios de tutela de produtos típicos da Itália – da mozarela de búfala da Campânia ao prosecco, passando pelo provolone Valpadana – e por marcas como Pastificio di Martino, Olitalia, D’Amico, De Nigris 1889, Birrificio Valsugana, Solania, Acqua Panna e S. Pellegrino.

A edição deste ano analisou cerca de mil pizzarias espalhadas por todo o território italiano, número que corresponde ao dobro do ano passado. Em condições de anonimato e pagando a própria conta, mais de 100 jurados, sempre em duplas, fizeram as avaliações e reduziram a lista. A finalização foi feita por um júri composto por 20 especialistas italianos. No Top 50, 19 estabelecimentos estão na Campânia. Na sequência, vem Lazio, Lombardia e Toscana, com cinco pizzarias cada, Vêneto e Emília Romana, com três, Piemonte, Abruzos e Sicília, com duas cada, e Marcas, Basilicata, Apúlia e Sardenha, com um único representante.

“A supremacia da Campânia é completamente natural e compreensível”, afirma Luciano Pignataro, “dado que se trata do local de nascimento de um produto que, daqui, partiu e conquistou o mundo. Vale destacar, de modo particular, o boom observado nos últimos anos em Caserta, território agora com tantas pizzas de qualidade quanto Nápoles. Mas o movimento inteiro está crescendo de maneira exponencial, o que fica evidente pelo fato de 13 regiões do país estarem representadas no Top 50.”

Veja, na galeria de fotos, as 10 melhores pizzarias da Itália:

  • 10º. Pizzaria Starita a Martedei
    Nápoles, Campânia

  • 9º. Francesco&Salvatore Salvo
    San Giorgio a Cremano (Nápoles), Campânia

  • 8º. Pizzaria La Notizia 53
    Nápoles, Campânia

  • 7º. La Gatta Mangiona
    Roma, Lazio

  • 6º. Gino Sorbillo ai Tribunali
    Nápoles, Campânia

  • 5º. Pizzaria La Notizia 94
    Nápoles, Campânia

  • 4º. I Tigli
    San Bonifacio (Verona), Vêneto

  • 3º. 50 Kalò di Ciro Salvo
    Nápoles, Campânia

  • 2º. I Masanielli – Francesco Martucci
    Caserta, Campânia

  • 1º. Pepe in Grani
    Caiazzo (Caserta), Campânia

10º. Pizzaria Starita a Martedei
Nápoles, Campânia

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).