Neymar é a 8ª celebridade que mais cobra por post no Instagram

Que o marketing de influenciadores é um mercado que movimenta milhões não é novidade. Essa tendência continua a crescer ano após ano e está refletida na segunda lista anual de perfis que mais ganham com o Instagram, compilada pela ferramenta de programação de postagens para a rede social HopperHQ.com.

VEJA TAMBÉM: 20 celebridades mais bem pagas do mundo em 2018

O ranking reúne os influenciadores do Instagram que cobram mais caro por posts patrocinados em oito categorias: celebridades, lifestyle, esporte, fitness, beleza, moda, gastronomia e viagens. Para isso, são utilizados dados internos e disponíveis publicamente.

Kylie Jenner é a líder absoluta da lista deste ano, ao chegar a cobrar US$ 1 milhão por post patrocinado, um aumento significativo em relação a 2017, quando a celebridade ocupou a 4ª posição e cobrava, em média, US$ 400 mil por post. A 2ª colocada, Selena Gomez, por sua vez, caiu uma posição em relação ao ano passado.

Neymar é o brasileiro que mais cobra por post no Instagram, com uma média de US$ 600 mil por foto. Outras duas brasileiras figuram entre as 75 personalidades do ranking completo: a blogueira de moda Camila Coelho (42ª posição, com US$ 10,7 mil por post) e a fitness Gracyanne Barbosa (45ª, US$ 10 mil).

Segundo os criadores do ranking, os principais fatores que determinam quanto um influenciador pode cobrar são o número de seguidores; o nível de engajamento, que aumenta o impacto de cada post, determina a autenticidade das contas seguidoras e o relacionamento entre o influenciador e seu público; a categoria; a audiência (demografia dos seguidores e seu valor de mercado); e o status do influenciador.

”O marketing de redes sociais cresceu muito no último ano, e uma ferramenta que continua a trazer resultados para as marcas é o patrocínio de celebridades e influenciadores. É realmente incrível a influência que esses profissionais têm sobre a sua audiência e, em termos de vendas e exposição, muitos de seus clientes alegam que eles valem cada centavo”, explica Mike Bandar, cofundador do HopperHQ.com.

LEIA: 11 jogadores da Copa com mais interações no Instagram

Veja, na galeria de fotos, as 10 personalidades que cobram mais caro por post no Instagram, e as duas brasileiras da lista:

  • 45º. Gracyanne Barbosa
    Custo por post: US$ 10 mil
    País: Brasil
    Segmento: fitness
    Seguidores: 6,3 milhões

  • 42º. Camila Coelho
    Custo por post: US$ 10,7 mil
    País: Brasil
    Segmento: moda
    Seguidores: 7,2 milhões

  • 10º. Kendall Jenner
    Custo por post: US$ 500 mil
    País: Estados Unidos
    Segmento: celebridade
    Seguidores: 92,4 milhões

  • 9º. Lionel Messi
    Custo por post: US$ 500 mil
    País: Argentina
    Segmento: esporte
    Seguidores: 95,3 milhões

  • 8º. Neymar Junior
    Custo por post: US$ 600 mil
    País: Brasil
    Segmento: celebridade, esporte
    Seguidores: 101 milhões

  • 7º. Justin Bieber
    Custo por post: US$ 630 mil
    País: Estados Unidos
    Segmento: celebridade
    Seguidores: 100 milhões

  • 6º. Dwayne Johnson
    Custo por post: US$ 650 mil
    País: Estados Unidos
    Segmento: celebridade
    Seguidores: 109 milhões

  • 5º. Beyoncé Knowles
    Custo por post: US$ 700 mil
    País: Estados Unidos
    Segmento: celebridade
    Seguidores: 115 milhões

  • 4º. Kim Kardashian
    Custo por post: US$ 720 mil
    País: Estados Unidos
    Segmento: celebridade
    Seguidores: 113 milhões

  • 3º. Cristiano Ronaldo
    Custo por post: US$ 750 mil
    País: Portugal
    Segmento: celebridade, esporte
    Seguidores: 133 milhões

  • 2º. Selena Gomez
    Custo por post: US$ 800 mil
    País: Estados Unidos
    Segmento: celebridade
    Seguidores: 138 milhões

  • 1º. Kylie Jenner
    Custo por post: US$ 1 milhão
    País: Estados Unidos
    Segmento: celebridade
    Seguidores: 110 milhões

45º. Gracyanne Barbosa
Custo por post: US$ 10 mil
País: Brasil
Segmento: fitness
Seguidores: 6,3 milhões

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).