10 cidades com as melhores reputações ​​do mundo em 2018

iStock
Tóquio, no Japão, ocupa a 1ª posição; Rio é a única brasileira

Quando Yuriko Koike foi eleita governadora de Tóquio, em 2016, sua vitória marcou o início de uma nova era no Japão. A primeira-ministra de defesa do país tornou-se também a primeira governadora do sexo feminino da capital – e com a maioria dos votos. Mas romper o “teto de aço” da cidade não foi apenas um triunfo para Koike – ou para as mulheres de uma nação famosa por sua lacuna de gênero – mas também uma vitória para a reputação do local.

LEIA MAIS: 10 cidades mais poluídas do mundo

“A cidade está alinhada com uma governadora que é vista como nova, entusiasmada e uma impulsionadora de reformas”, diz Stephen Hahn-Griffiths, diretor de reputação do Reputation Institute, empresa especializada no gerenciamento e na medição de reputação. Desde 2011, o instituto publica o “City RepTrak”, levantamento anual das cidades mais conceituadas do mundo, ou aquelas onde as pessoas mais querem viver, visitar e conduzir negócios. A classificação deste ano revelou um declínio médio de 1,1 ponto na reputação das metrópoles analisadas pelo relatório, talvez um sinal de uma queda na confiança das autoridades eleitas.

“A percepção de um governo eficaz é o que impulsiona a reputação hoje”, diz Hahn-Griffiths. “Quando os líderes de determinada localidade são vistos como corruptos, não íntegros, sem preocupação com a segurança, a cidade será punida no tribunal da opinião pública.”

Tóquio pode ter uma líder efetiva em Koike, mas nenhum governador ou prefeito pode determinar a reputação de uma cidade. No final do dia, esse poder pertence ao povo. “A reputação é especialmente poderosa, porque define o potencial de uma cidade para atrair pessoas”, diz Hahn-Griffiths. “Se não há um defensor positivo que mora na cidade, por que outros gostariam de visitá-la ou residir nela?”, pergunta.

A única brasileira a aparecer na lista é o Rio de Janeiro, na 51a posição, entre as 56 cidades analisadas.

Para determinar o ranking, o instituto entrevistou mais de 12 mil pessoas no Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos durante o período de março a abril de 2018. As cidades consideradas foram aquelas com o maior produto interno bruto e população, bem como familiaridade com pelo menos 30% da população geral do G8.

Veja, na galeria de fotos abaixo, as 10 cidades com as melhores reputações do mundo em 2018:

  • 1°. Tóquio, Japão

  • 2°. Sydney, Austrália

  • 3°. Copenhague, Dinamarca

  • 4°. Viena, Áustria

  • 5°. Estocolmo, Suécia

  • 6°. Veneza, Itália

  • 7°. Roma, Itália

  • 8°. Zurique, Suíça

  • 9°. Munique, Alemanha

  • 10°. Montreal, Canadá

  • 51°. Rio de Janeiro, Brasil

1°. Tóquio, Japão

 

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).