BCG elege Vale como a 19ª empresa mais inovadora do mundo

Getty Images
Mineradora brasileira aparece na frente de McDonald’s e JPMorgan

Alphabet/Google é a empresa mais inovadora do mundo, de acordo com o BCG, destruindo a dominância de 13 anos da Apple nos rankings anuais.

LEIA MAIS: Brasil tem 3 das 100 fintechs mais inovadoras do mundo

Empresas com forte inovação em inteligência artificial têm três vezes mais chances de ter profundo conhecimento em Big Data Analytics.

As dez empresas mais inovadoras do mundo usam IA com frequência, além de plataformas para crescer mais rápido que os concorrentes e os mercados.

T-Mobile, Dow DuPont, Vale, Stryker e Rio Tinto se juntam à lista das 50 empresas mais inovadoras pela primeira vez este ano.

Entre as empresas que subiram mais no ranking estão a Adidas, que foi do 35º lugar para o 10º, a SAP, do 42º para o 28º, e a Phillips, do 49º para o 29º lugar.

Esses, além de muitos outros insights, estão no 13º relatório anual do Boston Consulting Group, que definiu as empresas mais inovadoras de 2019 ao redor do mundo. “As Mais Inovadoras Companhias de 2019: A Ascensão da Inteligência Artificial, Plataformas e Ecossistemas” é um vislumbre fascinante da crescente importância dessa tecnologia e dos recursos que apoiam a inovação. A pesquisa capta como o uso da IA ​​está se expandindo e como as empresas estão confiando em plataformas para escalar seu trabalho nessa área.

O BCG elaborou, ainda, um guia interativo que compara as 50 empresas mais inovadoras do mundo, classificáveis ​​por indústria, empresa e ano. Há também uma análise de Steady Innovators ou das empresas que aparecem na lista todos os anos desde 2005. Há recortes de novos participantes e de alguns que retornaram. O relatório está disponível para download em um PDF gratuito, em inglês.

A Forbes também tem uma lista anual das empresas mais inovadoras do mundo que você pode encontrar aqui. A metodologia usada está detalhada no artigo Como Classificamos as Empresas Mais Inovadoras de 2018.

Os principais insights das empresas mais inovadoras segundo o levantamento do BCG incluem:

O que diferencia as empresas mais inovadoras do mundo é sua criação e uso de inteligência artificial e plataformas, com Alphabet/Google, Amazon, Apple e Microsoft na frente. Cada uma delas está criando e fornecendo aplicativos e plataformas baseados em IA que permitem às empresas melhorar as experiências dos clientes, criando fluxos de receita, modelos de negócios e vantagens competitivas e inovadoras. A Alphabet, proprietária do Google, autointitulou-se como uma empresa “AI first”, ou seja, com foco prioritário na tecnologia, criando intencionalmente uma cultura de inovação orientada por IA.
Empresas mais fortes em inovação e melhores do que a média em IA baseiam suas autoavaliações em experiências de clientes. O BCG descobriu que as empresas mais avançadas no uso atual da IA estão conseguindo mudar as experiências dos clientes ao criar novos modelos de negócios e medir a contribuição da IA para simplificar os processos internos. 19,2% de todas as empresas entrevistadas se vêem como melhores do que a média em IA, mas também muito inovadoras;
As empresas com forte inovação em IA têm três vezes mais chances de ter profundo conhecimento em Big Data Analytics. Aquelas que se enxergam como fortes inovadoras em IA e que baseiam seu sucesso no uso da própria tecnologia para melhorar as experiências dos clientes, criar novos modelos de negócios e agilizar as operações, são duas vezes mais propensas a adotar novas tecnologias. Elas também têm 65% mais chances de segmentar ativamente plataformas de tecnologia, a fim de ampliar ainda mais suas iniciativas e estratégias de IA.
O Big Data Analytics, a velocidade de adoção de tecnologia, o design digital e as plataformas de tecnologia são as quatro áreas em que as empresas que se consideram inovadoras têm a mais ampla vantagem sobre os concorrentes. Quando perguntadas sobre quais, entre 15 áreas de inovação e desenvolvimento de produtos, as empresas mais consideravam impactantes nos próximos três a cinco anos, o Big Data Analytics foi de longe o mais valorizado pelas inovadoras.

Veja, a seguir, a lista das empresas mais inovadoras de 2019 segundo o BCG:

1º: Alphabet/Google
2º: Amazon
3º: Apple
4º: Microsoft
5º: Samsung
6º: Netflix
7º: IBM
8º: Facebook
9º: Tesla
10º: Adidas
11º: Boeing
12º: BASF
13º: T-Mobile
14º: Johnson & Johnson
15º: DowDuPont
16º: Siemens
17º: Cisco Systems
18º: LG Electronics
19º: Vale
20º: JPMorgan Chase
21º: Mc Donald’s
22º: Marriott
23º: Alibaba
24º: Bayer
25º: AT&T
26º: Allianz
27º: BMW
28º: SAP
29º: Philips
30º: Royal Dutch Shell
31º: AXA
32º: Unilever
33º: Salesforce
34º: Pfizer
35º: Stryker
36º: NTT Docomo
37º: Toyota
38º: Volkswagen
39º: 3M
40º: General Motors
41º: Dell
42º: Walmart
43º: eBay
44º: HP Inc.
45º: ING
46º: BP
47º: Daimier
48º: Huawei
49º: Rio Tinto
50º: Hilton

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).