6 coisas mais valiosas do que dinheiro para startups

Se você quer iniciar uma startup, precisa de dinheiro para decolar. Sozinho, no entanto, ele não trará sucesso. Embora você precise de algum capital para iniciar seu negócio, existem recursos não financeiros que podem ser mais valiosos para uma empresa bem-sucedida.

LEIA MAIS: 25 melhores startups para trabalhar em 2018

Sou empresário há quase 30 anos, então sei que seu negócio não vai conseguir se manter sem dinheiro. Mas sei também que só esse tipo investimento não garante crescimento, sucesso e novos clientes.

Você conhece o ditado: “Dê um peixe a um homem e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar e você o alimentará por toda a vida”. Os fundos de uma startup só irão mantê-la por um certo período. Depois de um tempo, é preciso de um modelo de negócios substancial e de uma receita consistente para continuar.

Veja, na galeria de fotos a seguir, 6 coisas que são mais valiosas do que dinheiro para startups:

  • 1. Tempo

    Na minha opinião, o tempo é mais valioso do que o dinheiro. É precisa fazer o seu negócio ganhar vida. Eu me dedico a pesquisar, conduzir análises de mercado, brainstormings, planejamentos etc.

    Durante os primeiros três anos como empresário, trabalhei aproximadamente 80 horas por semana. Esse é o tempo que dediquei para que minha startup sobrevivesse. Embora minha empresa não estivesse gerando muito dinheiro durante este período, o tempo que investi levou a um sucesso a longo prazo e não apenas imediato.

  • 2. Paixão

    Pessoalmente, a paixão era o ingrediente mais importante que eu tinha (e precisava) para ajudar no estágio inicial. Por causa dela, consegui desenvolver meu negócio e assumir tarefas e responsabilidades que estavam muito além da minha zona de conforto.

    A paixão me fez continuar quando eu estava cansado. A paixão me motivou quando o futuro da minha empresa parecia sombrio. Se você é apaixonado pelo seu negócio, seus clientes vão sentir sua paixão e irão voltar para mais experiências. O dinheiro é uma necessidade para manter seu negócio vivo, mas certamente não fará clientes retornarem da mesma maneira que a paixão.

  • 3. Iniciativa

    Você pode ter todo o dinheiro do mundo para começar o seu negócio, mas de que vale isso se você não tem a determinação de lutar pelo sucesso? Para ser um empreendedor, você precisa de iniciativa, perseverança, bom senso e coragem. Você precisa de iniciativa.

    Muitas pessoas dirão que você não pode ou não deve começar seu próprio negócio. Elas darão todo tipo de motivo para dissuadi-lo, mas cabe a você ignorar os comentários pessimistas. Ao mesmo tempo, você precisa prestar atenção à contribuição positiva de pessoas experientes. O truque será decifrar qual abordagem é útil e qual é terrível. Você deve usar sua intuição para determinar o que é melhor para você e sua empresa.

    Caso contrário, você estará desperdiçando dinheiro. Ter bom senso pode ajudá-lo a fazer investimentos sábios, superar obstáculos e criar estratégias de negócios.

  • 4. Visão

    A sua visão de negócio é o que faz com que sua partida seja iniciada do ponto A para o ponto B e assim por diante. Para um negócio de sucesso, você precisa olhar além do curto prazo e elaborar planos.

    Então, por que a visão é mais importante do que dinheiro ao iniciar seu negócio? Quando você a tem, pode determinar o que fazer com seus recursos. Ao pensar a longo prazo, você pode se apropriar dos fundos de uma forma que eles apoiem sua operação no futuro.

  • 5. Marca

    Você precisa de uma marca forte para atrair clientes para sua empresa. O dinheiro não pode comprar a marca da sua startup. É necessário tempo para desenvolvê-la. E você precisa construir sua credibilidade e reputação para criar uma marca que ressoe entre seus clientes.

    Sua marca é tudo aquilo que está associado a sua empresa, incluindo logotipo, nome e missão. É o que diferencia você de outras empresas e o que os clientes acham quando pensam na sua empresa.

  • 6. Funcionários dedicados

    Alguns novos empreendedores contratam funcionários imediatamente, enquanto outros esperam até que a empresa esteja mais estabelecida. Sempre que você decidir contratar, compreenda o valor que um colaborador pode ter na empresa.

    Bons funcionários podem agilizar as operações, garantir o retorno dos clientes e ter ideias criativas para expandir seus negócios. Por outro lado, maus funcionários podem, sozinhos, atrapalhar o sucesso da sua empresa se você não tiver cuidado.

1. Tempo

Na minha opinião, o tempo é mais valioso do que o dinheiro. É precisa fazer o seu negócio ganhar vida. Eu me dedico a pesquisar, conduzir análises de mercado, brainstormings, planejamentos etc.

Durante os primeiros três anos como empresário, trabalhei aproximadamente 80 horas por semana. Esse é o tempo que dediquei para que minha startup sobrevivesse. Embora minha empresa não estivesse gerando muito dinheiro durante este período, o tempo que investi levou a um sucesso a longo prazo e não apenas imediato.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).