Por que a frase ‘Está fora do orçamento’ é uma mentira

O último trimestre da maioria das empresas é marcado por definições para o orçamento do próximo ano, um período que toma muito tempo em planejamento financeiro. No entanto, quando você olha mais de perto, esse planejamento é mais sobre como se adequar ao orçamento que já está estabelecido do que sobre criar uma estratégia para melhor definir esse orçamento.

SAIBA MAIS: 12 projetos de construção ameaçados pelo orçamento

Muito nós estamos familiarizados com executivos e gerentes lutando por mais recursos financeiros quando o orçamento é estabelicido. Mesmo que você esteja menos próximo a esse processo, provavelmente já recebeu mensagem: “Está fora do orçamento”, ao pedir autorização para um aumento nos gastos, uma promoção ou o upgrade de um equipamento para que você possa realizar seu trabalho melhor.

Aqui está o ponto: “Está fora do orçamento” é uma mentira. Ok, essa afirmação é provavelmente um pouco dura demais. Podemos chamar a frase, então, de uma percepção errônea. Um orçamento não é algo que temos ou não temos. Não é um traço genético com o qual apenas poucos e sortudos são abençoados. É o resultado do desenvolvimento de um plano estratégico que o líder da empresa lança e vende para as partes interessadas, que, por sua vez, controlam onde o dinheiro é investido. No entanto, para ser bom e justo no orçamento, você deve pensar como um bom proprietário de empresa, em vez de como um funcionário que vê as coisas em termos de “quem tem” e “quem não tem”.

Donos de empresas competentes não visualizam orçamentos com uma mentalidade de “use isso ou perca”. Eles não prevêem uma série de gastos e afirmam: “Se não for gasto, vou diminuir o dinheiro”. Bons CEOs definem o orçamento e gastam com base no que atende ao crescimento da empresa.

Como funcionário, nada impede que você tenha essa mesma mentalidade. E, quando fizer isso, aumentará seu valor como funcionário, porque estará agregando valor à empresa e aos resultados.

Veja abaixo cinco dicas para mudar seu modo de ver o orçamento:

  • Saiba mais sobre o processo orçamentário de sua empresa
    Se você trabalha na linha de frente ou é responsável pela aprovação do orçamento, conheça o processo. Torne-se o mais íntimo possível da forma com que a empresa gasta o dinheiro. Quais são os planejamentos financeiros?

    Se você trabalha para uma empresa pública, leia seus relatórios trimestrais ou participe de reuniões de acionistas. Acompanhe o desempenho das ações de sua empresa, mesmo que você não seja investidor. Entre em contato com a equipe financeira e pergunte se alguém estaria aberto para reuniões, para que você possa aprender sobre as funções de trabalho de cada um. Melhor ainda, convide-o para a apresentação de uma visão geral da sua equipe, cobrindo as principais dicas que tornam o processo orçamentário um sucesso.

  • Visualize o futuro

    Não espere que alguém desça do topo da montanha para lhe dizer o que deve ser orçamentado. Em vez disso, pense como um empresário. Pense na sua empresa como seu cliente. Você foi contratado para trabalhar ou fornecer um serviço. Imagine o que o futuro ideal parece ser para este cliente. Em seguida, determine como você pode ajudar para que isso aconteça a partir da função em que você está. Finalmente, considere o que você precisaria (tempo, dinheiro e recursos) para efetivamente avançar em direção a essa visão. Apresente suas necessidades em uma apresentação concisa de dois a três slides. Mesmo que sua organização não seja muito formal, você precisará de materiais disponíveis que sejam fáceis de serem referenciados e compilados.

  • Explique o seu posicionamento antes de discutir o orçamento

    Se você deseja promover uma promoção, aumentar o número de funcionários da sua equipe ou fazer um upgrade de equipamentos, comece com o “por quê”. Compartilhe o futuro que você vê. Essa visão, e como você quer que isso aconteça, é o que deve direcionar todas as solicitações de orçamento. O orçamento não é o objetivo, alcançar seu posicionamento é.

  • Seja experiente, não ganancioso

    Preste atenção no quadro maior. Seu departamento deve desistir de parte do orçamento ou seria melhor priorizar o investimento em você, sua equipe ou departamento? Caso sua empresa esteja reprimindo uma contratação, leve isso em consideração. Isso não significa que você não deve pedir uma promoção nem decidir aumentar o número de funcionários do seu departamento simplesmente porque há um congelamento nas contratações. Se o que você está lançando ajudaria a empresa a aumentar sua lucratividade ou capacidade, é uma boa ideia. Mas, se você está apenas pensando sobre o que você quer, você realmente prejudicará sua credibilidade na negociação.

  • Perceba que não é só seu orçamento

    Ouço funcionários e gerentes discutindo seus projetos, recursos ou funcionários como se fossem algo de sua propriedade. Não é. A empresa e seus acionistas estão à frente do dinheiro para aumentos, equipamentos e número de colaboradores. Você não. Você está pegando dinheiro da empresa, não dando. Lembrar-se de que não é seu orçamento permite que você leve em consideração o que está gastando.

    Se a sua empresa não tiver a capacidade de financiar o que você está oferecendo, você deve tomar uma decisão: esperar seu tempo e continuar a criar demanda interna por seus serviços ou usar a mentalidade de um empreendedor e vender seus serviços para uma companhia diferente quando for a hora certa. Você estará levando sua nova perspectiva de orçamento com você.

Saiba mais sobre o processo orçamentário de sua empresa
Se você trabalha na linha de frente ou é responsável pela aprovação do orçamento, conheça o processo. Torne-se o mais íntimo possível da forma com que a empresa gasta o dinheiro. Quais são os planejamentos financeiros?

Se você trabalha para uma empresa pública, leia seus relatórios trimestrais ou participe de reuniões de acionistas. Acompanhe o desempenho das ações de sua empresa, mesmo que você não seja investidor. Entre em contato com a equipe financeira e pergunte se alguém estaria aberto para reuniões, para que você possa aprender sobre as funções de trabalho de cada um. Melhor ainda, convide-o para a apresentação de uma visão geral da sua equipe, cobrindo as principais dicas que tornam o processo orçamentário um sucesso.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).