26 maneiras práticas de ganhar dinheiro

O que você faria se tivesse uma boa renda extra? Financiaria um hobby ou economizaria para uma viagem? Ou o usaria para, finalmente, comprar a casa dos sonhos? Talvez você esteja entre os 15% da população que está fazendo um rebuliço ao começar um novo negócio.

LEIA MAIS: 4 passos para quando as despesas ultrapassam a renda

De qualquer forma, se você procura ganhar algum extra, pode ter certeza de que não está sozinho. À medida que a economia cresce, também aumentam as oportunidades de faturar no dia a dia. É apenas uma questão de saber as opções.

Na galeria de fotos a seguir, listamos 26 maneiras simples para ganhar mais dinheiro. Seja qual for a sua situação, nível de habilidade ou experiência, com certeza você encontrará algumas ideias que poderá usar imediatamente para ganhar dinheiro rápido — e talvez regularmente.

  • 1. Peça um aumento

    A opção mais simples vem em primeiro lugar. Se você já tem um emprego, comece por aí. Saiba quais são suas funções, dê o seu melhor, apresente seu caso ao chefe e peça um aumento. Vale a pena tentar.

  • 2. Consiga um segundo emprego

    Se o plano A não deu certo, procure oportunidades fora do seu emprego atual. Considere pegar um turno extra ou trabalhar aos finais de semana em um estabelecimento do bairro, como uma loja ou restaurante. Esses lugares sempre precisam de pessoas extras, principalmente nos períodos de maior movimento. Uma carreira no setor de turismo e hospitalidade também pode ser bastante lucrativa e ajudá-lo a ganhar mais.

  • 3. Faça mini-tarefas

    Inscrever-se em uma lista de e-mail e comentar em um blog são apenas alguns exemplos de mini-tarefas. Você também pode participar de Microworkers.com ou TaskRabbit.com para fazer um pouco de dinheiro ao realizar trabalhos rápidos.

  • 4. Alugue seu carro

    Se você tiver um carro reserva, pode ganhar dinheiro por meio de aluguel. As pessoas muitas vezes precisam de carros para tarefas únicas, e você pode alugar o seu por uma taxa pré-estipulada.

  • 5. Venda coisas feitas por você mesmo

    Joias, gravuras, esculturas, arte e muito mais – se você tiver talento, pode transformar seus produtos em lucros e vendê-los em plataformas on-line.

  • 6. Venda as joias que você não usa

    Aquela joia antiga que você tem pode valer mais dinheiro do que você imagina. Mesmo que seja brega ou quebrada, alguma joalheria pode estar disposta a pagar pelo metal em si.

  • 7. Trabalhe como “faz tudo”

    Se tiver facilidade em serviços gerais, junte algumas ferramentas e inicie um serviço prático. Cobre uma taxa razoável, faça mais dinheiro e ainda ganhe a chance de abrir seu próprio negócio – caso a iniciativa der certo.

  • 8. Faça trabalho de delivery

    Use seu carro, bicicleta ou scooter para fazer entregas. Pequenos empresários e consumidores preferem pagar um indivíduo para remessas mais simples do que contratar um grande serviço de entrega corporativo.

  • 9. Torne-se um cliente oculto

    Os compradores ocultos ganham dinheiro avaliando as experiências como clientes em restaurantes e lojas. É uma tarefa normalmente de meio período que pode gerar um dinheiro extra por mês.

  • 10. Coloque sua casa no Airbnb ou alugue a garagem

    Você tem um quarto de sobra ou garagem sem uso? Alguém que precisa de espaço ficará feliz em pagar por isso. Se você for uma pessoa receptiva, inscreva-se no Airbnb.

  • 11. Venda suas roupas antigas

    Se você tem algumas peças ocupando espaço em seu armário, considere vendê-las em sites como o Enjoei. Você mesmo define os preços. Se as roupas e acessórios forem de grife ou vintage, o valor arrecadado pode ser ainda mais interessante.

  • 12. Dê carona

    Se você for viajar com o seu carro, considere dar uma carona para alguém que está indo para o mesmo lugar. Você ganha um dinheiro e o caronista ganha conforto e ainda economiza. No Brasil, a plataforma Blablacar oferece essa opção de longa distância.

  • 13. Venda eletrônicos que não estão em uso

    Livrar-se daqueles televisores encalhados, consoles de videogame jogados e celulares e computadores parados pode ser uma boa ideia. Você pode usar o eBay ou até mesmo levá-los a um local de compra de sucata.

  • 14. Ofereça serviços como freelancer

    Se você já é experiente em alguma área prática ou em um determinado nicho, considere a possibilidade de trabalhar com outras empresas ou indivíduos como freelancer. Isso costuma gerar um bom dinheiro.

  • 15. Passeie com cachorros

    Preste o serviço para os seus vizinhos. Ou vá além e organize um hotel para cachorros, cuidando deles enquanto seus donos viajam.

  • 16. Revise seus planos de internet, telefone e TV a cabo

    Você está realmente assistindo a todos os canais que assina e consumindo a quantidade de dados a que tem direito? Você pode economizar dinheiro com um novo provedor.

  • 17. Trabalhe em eventos

    Atuar como segurança, agente de limpeza e desmontagem, garçom, manobrista, recepcionista em eventos pode ser uma alternativa.

  • 18. Trabalhe como tradutor

    Se você fala mais de um idioma, use esse talento para ganhar dinheiro on-line. Tradutores freelancers são sempre muito procurados.

  • 19. Ajude a elaborar currículos

    Se você tiver habilidades de redação ou experiência em recursos humanos, considere ajudar candidatos a emprego a elaborar seus currículos e suas cartas de apresentação.

  • 20. Transforme-se em YouTuber

    Você não precisa ser a próxima Taylor Swift para deixar sua marca no YouTube. Se você tem uma grande personalidade e talento, pode ganhar dinheiro com seu próprio canal.

  • 21. Seja um tutor

    Use seus talentos para orientar pessoas de todas as idades. Há demanda em quase todas as habilidades, desde matemática até inglês ou web design.

  • 22. Guarde o troco

    Não gaste seu troco – coloque-o em cofrinho. No final do ano, você pode ter um bom dinheiro.

  • 23. Faça pesquisas

    Sua opinião pode valer mais do que você imagina. Alunos de pós-graduação, empresas de pesquisa de mercado e donos de empresas pagarão uma boa quantia por isso. Procure no Google como isso funciona e comece agora mesmo.

  • 24. Faça com que seus perfis nas mídias sociais cresçam

    O marketing de influência é a nova moda e as marcas estão ansiosas para endossar até os micro-influenciadores.

  • 25. Transcreva áudio e vídeo

    Se você tem um bom ouvido, há muito trabalho para os transcritores de áudio e vídeo. O trabalho é um pouco monótono, mas paga relativamente bem se você fizer isso rápido.

  • 26. Seja guia turístico

    Se você conhece bem a sua cidade, pode atuar como guia. Muitos turistas não estão mais interessados nas experiências “tradicionais”. Eles querem vivências interessantes com curadoria de moradores locais. Considere criar seu próprio tour e comercializá-lo on-line ou via Airbnb.

1. Peça um aumento

A opção mais simples vem em primeiro lugar. Se você já tem um emprego, comece por aí. Saiba quais são suas funções, dê o seu melhor, apresente seu caso ao chefe e peça um aumento. Vale a pena tentar.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).