7 hábitos dos jovens abaixo de 30 anos para o sucesso

Todos os anos, a FORBES elege pessoas abaixo dos 30 anos que são disruptivos nas mais diversas áreas de atuação. Mas quais são os hábitos que levam esses jovens a imaginar e executar coisas tão diferentes, com resultados tão expressivos? Recentemente, pedimos à nossa ilustre comunidade de empreendedores, inovadores e agentes de mudança que compartilhassem as práticas que os mantêm motivados.

LEIA MAIS: 15 dicas para ter o ano mais produtivo da sua vida

Veja, na galeria de fotos abaixo, 7 hábitos que os jovens Under30 revelaram para continuar avançando na carreira:

  • 1. Abrace o inesperado

    “As pessoas têm diferentes métodos e hábitos que levam ao sucesso, especialmente os empreendedores. No meu caso, uma das qualidades mais importantes é ser flexível. Houve momentos em que eu tive que ir para um continente diferente, estender uma viagem de negócios por semanas ou largar tudo para resolver um problema no tempo certo. Ser capaz de lidar com essas reviravoltas inesperadas permitiram que eu me tornasse a empreendedora que sou hoje. Um dos melhores hábitos para o sucesso empresarial é abraçar o inesperado e ser flexível em tempos de incerteza.”

    – Lisa Besserman, fundadora da startup Buenos Aires

  • 2. Saia da sua indústria

    “Como jovens ambiciosos, podemos ficar presos em nossas pequenas bolhas da indústria, lendo e recolhendo todas as informações que encontramos para que possamos ter ‘fatos’ e, com isso, embasamento para o que estamos fazendo. Eu percebi que enxergar coisas fora da sua área nos permite desenvolver insights radicalmente novos, além de perspectivas altamente revolucionárias. Tudo isso será muito novo, e as pessoas em sua indústria ficarão impressionadas. Então, vá em frente, assista à Netflix, tenha amigos e atividades fora do seu setor, faça uma pesquisa profunda sobre qualquer tópico aleatório. Viva fora de sua indústria, ou melhor, viva além dela.”

    – Toro Orero, sócio-gerente da DraperDarkFlow

  • 3. Aproveite a jornada

    “Fui lembrado com muita frequência este ano de que o empreendedorismo é uma jornada e não um destino. Como empreendedores, podemos ficar tão envolvidos em nossos objetivos finais que nos esquecemos de apreciar as pequenas vitórias ao longo do caminho. Dos longos dias de trabalho que se transformaram em noites ainda mais longas. Daquele primeiro negócio fechado, mas que não fez de você um milionário instantâneo como planejado. Mesmo os fracassos devem ser levados em consideração porque, no final do dia, tudo faz parte dessa incrível jornada. Estamos em uma espécie de montanha-russa de nossas vidas, basta sentar e desfrutar do passeio.”

    – Brandon Norman, sócio da Everybody Eats Company

  • 4. Reserve tempo para a mentoria

    “Para ter sucesso, você deve ter um bom mentor: alguém que discorde de você, que o desafie e que tenha a coragem de lhe dizer quando estiver errado. Por meio do valor da orientação, sua capacidade e tato como líder são refinados, e suas ideias são aguçadas por aqueles que passaram por ali antes de você e aprenderam lições valiosas. Mentores são críticos. Não importa o quão ocupado você esteja, reserve tempo para seu mentor e tempo para orientar outras pessoas. A orientação pode ser o seu investimento mais importante.”

    – Tori Utley, fundador da Tinua

  • 5. Não peça permissão

    “Não reaja ao mundo. Deixe o mundo reagir a você. Muitas vezes, seremos os únicos em uma sala – seja a única mulher, estrangeiro, negro ou pessoa com menos de 30 anos. Quando eu era a única, frequentemente me via pedindo permissão para que eu não ‘ultrapassasse’ os limites. Eu não estava preocupada em ser autêntica, mas em fazer com que as pessoas se sentissem ‘confortáveis’. Aprendi rapidamente que, para liderar, não poderia dar a ninguém tanto poder sobre mim. Eu queria liderar e, para isso, tive que me sentir confortável em permitir que o mundo reagisse a mim – em vez de eu reagir ao mundo.”

    – Kerhyl Gantt, gerente de marca da grife esportiva Nike

  • 6. Acalme-se. É bom para a alma

    “Muitas vezes, somos engolidos pelas nossas responsabilidades diárias. Não importa o seu segmento – as demandas dos ambientes de trabalho digitais e a disponibilidade constante podem cobrar seu preço. A falta de ‘desconexão’ dessas demandas pode diminuir a produtividade. É por isso que minha rotina diária exige uma pausa. Ficar parado por alguns momentos todos os dias me ajuda a pensar com clareza e a focar novamente nos meus objetivos. Seja ouvindo uma música, sentado em silêncio ou fazendo uma caminhada, percebi que apertar o botão de ‘pause’ ajuda a me reenergizar para o que vem a seguir.”

    – Ana Sanchez, analista de marketing global e desenvolvimento de negócios da empresa de tecnologia Hitachi Data Systems

  • 7. Passe tempo com amigos

    “Uma coisa que me ajuda a ter sucesso é reservar uma noite por semana para passar com os amigos. É difícil fazer isso quando você tem uma empresa e está sempre correndo para tentar manter suas prioridades no caminho certo. Mas esse é o ponto. Amigos e familiares também devem ser encarados como prioridade – e não como uma opção secundária. Ao programar tempo para esses relacionamentos, sou capaz de me manter saudável e também dar um passo atrás, lembrando o que é realmente importante na vida. Claro que eu amo a minha empresa e que ela é uma grande parte da minha vida, mas não constitui quem eu sou como pessoa. Meus amigos frequentemente desafiam minhas suposições, o que quase sempre me leva a melhores ideias e hipóteses que posso testar durante a semana. Eles são uma parte inestimável da minha vida, e eu não seria capaz de fazer o que faço sem o apoio deles.”

    – Mitali Rakhit, fundador da Globelist

1. Abrace o inesperado

“As pessoas têm diferentes métodos e hábitos que levam ao sucesso, especialmente os empreendedores. No meu caso, uma das qualidades mais importantes é ser flexível. Houve momentos em que eu tive que ir para um continente diferente, estender uma viagem de negócios por semanas ou largar tudo para resolver um problema no tempo certo. Ser capaz de lidar com essas reviravoltas inesperadas permitiram que eu me tornasse a empreendedora que sou hoje. Um dos melhores hábitos para o sucesso empresarial é abraçar o inesperado e ser flexível em tempos de incerteza.”

– Lisa Besserman, fundadora da startup Buenos Aires

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).