Os 6 maiores desafios atuais da tecnologia

GettyImages
Avanços em campos promissores poderiam mudar drasticamente nossas vidas e iniciar uma reação em cadeia que criará novas indústrias, trará novas descobertas científicas e fomentará novas tecnologias.

Muitas das tecnologias atuais têm sido descritas como revolucionárias: a “revolução dos carros autônomos”, a “revolução da internet das coisas”, a “revolução blockchain”, a “revolução big data”. E cada uma delas é alvo de adjetivos retirados de filmes de ficção científica. Automóveis que dirigem a si mesmos e seguem comandos de voz; provedores de serviços de robôs que podem entender e falar exatamente como humanos, só que de forma mais inteligente e com mais velocidade na tomada de decisão; um mundo sem bancos e sem grandes instituições que controlam as informações; um mundo em que você pode carregar seu smartphone em três minutos.

VEJA TAMBÉM: Quem são as 6 mulheres mais importantes do mundo na tecnologia

E quando a emoção é palpável, a primeira coisa que as pessoas querem saber é quando a novidade estará disponível.

A segunda pergunta que se segue, imediatamente, é “por quê?”. Por que esse mundo futurista ainda não está acontecendo? Por que o futuro não está no presente? Em outras palavras, o que exatamente falta para que seja realizado, ou seja, quais são os desafios enfrentados pelos cientistas, engenheiros, empresários e governos, que atrasam a realização de todas essas promessas e o advento das revoluções?

Existem, atualmente, seis áreas promissoras na vanguarda do esforço tecnológico humano: blockchain, inteligência artificial, armazenamento de energia, carro autônomo, imunoterapia e terapia gênica. Avanços em cada um desses campos poderiam mudar drasticamente nossas vidas e iniciar uma reação em cadeia que criará novas indústrias, trará novas descobertas científicas e fomentará novas tecnologias. E os desafios terão que ser superados no caminho até lá.

Veja, na galeria de fotos a seguir, os principais obstáculos de cada uma dessas tecnologias:

  • 1. Armazenamento e recarga de energia: a bateria

    À medida que as capacidades dos dispositivos inteligentes crescem e o carro automático está perto de se tornar uma realidade, a nossa dependência de energia fica mais crítica do que nunca. Melhorar a capacidade da clássica bateria de lítio está no centro dos esforços, mas empresas em todo o mundo já estão trabalhando em alternativas promissoras que poderiam moldar um novo futuro na eletricidade.

  • 2. A medicina genética pode ser o fim de todas as doenças?

    A revolução genômica faz parte da ciência e da medicina há várias décadas, e o olhar global está voltado para as drogas do futuro que combaterão todas as doenças relacionadas ao DNA. Embora, do ponto de vista científico, pareça que o amanhã está quase aqui, o maior desafio é, na verdade, nos negócios.

  • 3. Inteligência artificial: “Nós esperamos inteligência em tudo”

    As máquinas podem reconhecer fotos, conversar, inventar novas drogas e melhorar a si mesmas por meio do aprendizado constante. Mas até onde vão as habilidades da inteligência artificial? E o que precisa acontecer para que possamos criar um cérebro humano completo? Ami Luttwak, CTO do centro de desenvolvimento da Microsoft em Israel, acredita que muito depende da disponibilidade de informações, do suporte e de tornar o campo acessível a mais desenvolvedores.

  • 4. O carro autônomo: será que estamos dirigindo nosso último carro?

    A julgar pelas informações recentes, parece que estamos prestes a trocar nossos carros ultrapassados ​​por veículos autônomos. Na realidade, há muitos outros desafios antes de presenciarmos a conclusão do projeto autônomo: lucratividade, capacidades da IA e, é claro, questões de segurança e regulamentação.

  • 5. Imunoterapia: uma arma não convencional

    Nos últimos anos, a guerra contra o câncer sofreu uma revolução graças às drogas imunoterápicas, que praticamente reinventaram a prática. Essas drogas inovadoras desencadearam um ataque – não apenas das células do sistema imunológico aos tumores cancerígenos, mas também dos gigantes farmacêuticos em um mercado que tem aumentado em proporções enormes. No entanto, o caminho para erradicar a doença ainda é longo.

  • 6. Blockchain: veremos o surgimento de uma nova internet?

    A tecnologia Blockchain, que nos trouxe a Bitcoin, promete muito mais do que moedas digitais. O princípio fundacional da descentralização pode mudar toda a economia e criar uma “nova rede de internet”, que se concentrará na cooperação. Chegar lá exigirá a superação de grandes desafios – os enormes custos de energia, questões de segurança e regulamentação.

1. Armazenamento e recarga de energia: a bateria

À medida que as capacidades dos dispositivos inteligentes crescem e o carro automático está perto de se tornar uma realidade, a nossa dependência de energia fica mais crítica do que nunca. Melhorar a capacidade da clássica bateria de lítio está no centro dos esforços, mas empresas em todo o mundo já estão trabalhando em alternativas promissoras que poderiam moldar um novo futuro na eletricidade.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).