O que é sucesso para 10 líderes mulheres

Getty
Não há um caminho certo para alcançar o sucesso.

No meu livro “Work It: Secrets for Success da Boldest Women in Business” (sem versão para o português), lançado há pouco mais de um ano, compartilhei algumas trajetórias de carreira e lições de vida de dezenas de mulheres de sucesso. A obra oferece conselhos de mulheres como Barbara Corcoran, do “Shark Tank”, que nos ensinou a importância de confiar na intuição; Betty Liu, da Bloomberg, que nos mostrou o poder de uma renda extra; e Sheryl Sandberg, do Facebook, que contou um pouco sobre sua experiência com o luto e explicou que “em meio à qualquer desafio, é possível ter alegria e dar significado à vida”.

LEIA MAIS: 2018 foi o ano das mulheres na ciência?

Contudo, não há um caminho certo para alcançar o sucesso. Seu caminho é sempre único. Às vezes, trata-se de construir um negócio de acordo com os seus parâmetros e trabalhar da maneira que for mais conveniente para você. Por isso, as definições de sucesso podem variar de uma pessoa para outra, afinal, nem todas têm os mesmos objetivos de vida.

Veja, na galeria de fotos abaixo, o que 10 líderes mulheres bem-sucedidas entendem como sucesso:

  • Beth Comstock, autora do livro “Imagine It Forward”

    “Trabalho com o que amo e com as pessoas a quem amo. E me sinto afortunada por isso. Eu já trabalhei com algumas pessoas incríveis… Eu amo dar e receber, o fluxo de trabalho em equipe, o briefing criativo. Para mim, sucesso é isso: ter essa experiência com as pessoas.”

  • Jenna Lebel, vice-presidente de marca e de marketing integrado da Liberty Mutual Insurance

    “O sucesso acontece quando você identifica e vive o seu verdadeiro propósito, e se sente realizado com isso. O meu objetivo é motivar, inspirar e engajar jovens talentos e criar um impacto significativo nas vidas das pessoas ao meu redor. Então, sinto que obtive sucesso toda vez que alguém me procura para um conselho ou diz que eu o ajudei de alguma maneira.”

  • Carol Lovell, fundadora e CEO da STOW

    “O significado do sucesso para mim mudou ao longo do tempo. O que você pensa aos 25 anos é muito diferente do que pensa 50. Neste momento, acredito que o verdadeiro sucesso é criar um estilo de vida saudável, onde desempenho um papel satisfatório e trabalho com pessoas de quem gosto. Um trabalho flexível o suficiente para que eu possa dar atenção à minha família e conduzir outras prioridades. O sucesso é sobre contentamento e equilíbrio. Estou ciente de que o sucesso financeiro é um resultado adicional muito satisfatório, mas, embora seja importante, não garante a felicidade.”

  • Maryann Bruce, diretora corporativa do Amalgamated Bank

    “Eu não defino mais o sucesso pelas minhas realizações de carreira. Eu percebi que quem eu sou não é exclusivamente aquilo que eu faço. Eu enxergo o sucesso multifacetado – integrando conquistas em todos os aspectos da minha vida, como pessoal (investindo em minha própria saúde e bem-estar), profissional (garantindo o crescimento do negócio e impacto no setor), comunidade e família (passar tempo com aqueles que eu amo). Agora percebo que você pode ter tudo, não apenas de uma só vez. Em diferentes estágios de sua vida, você terá prioridades diferentes, e isso é normal.”

  • Whitney Gonzales, gerente de marketing da Liingo Eyewear

    “Ficar feliz com o resultado final. No final do dia, acho que você deve se sentir orgulhoso do que você realizou ou criou. Então, para mim, sucesso é esse sentimento de orgulho ou realização.”

  • Abigail Holtz, cofundadora e CEO do The Lobby

    “Costumo dizer que o sucesso é manter meus filhos e minha empresa vivos. Mas tudo se baseia em felicidade. O primeiro passo é identificar o que realmente me traz felicidade. E o segundo é trabalhar na direção para alcançar isso. Eu tento não confiar em nada para me fazer sentir bem ou feliz, porque nem tudo vai ser um sucesso em um determinado dia. Fazer coisas que dão alegria, orgulho e significado à minha vida é o maior sucesso que se pode esperar.”

  • Honey Comer-Cantrell, vice-presidente de serviços ao cliente da Likeable Media

    “Warren Buffett disse que define o sucesso pelo número de pessoas que o amam. Não sei se particularmente preciso ser amada tanto assim, mas acredito que algumas pessoas tiveram uma experiência melhor em sua vida por minha causa, direta ou indiretamente.”

  • Connie Nam, fundadora e CEO da Astrid & Miyu

    “Sucesso, para mim, significa fazer o que eu amo todos os dias, ao mesmo tempo em que causo impacto positivo nos outros e faço mais dinheiro, sem sacrificar minha vida pessoal e minha liberdade.”

  • Cara Meiselman, diretora de marketing da Skillshare

    “Para mim, tudo se resume a fazer o que você ama, naquilo que você é bom. Fazer aquilo pelo qual você é apaixonado e, em seguida, sentir-se valorizado por realizar aquilo.”

  • Benedicte Foucart, fundadora e CEO da Valeur Absolue

    “O sucesso para mim é uma jornada formada por três palavras: crescer, compartilhar e aproveitar. Crescer significa aprender e melhorar as coisas para você mesmo, mas também no mercado em que você atua – ao mesmo tempo em que faz a diferença para os consumidores e para o mundo. Compartilhar os frutos do seu sucesso é muito melhor quando acontece com a sua equipe, seus parceiros de negócios, seus fornecedores, sua família. E, finalmente, aproveitar o fato de poder fazer o que ama. Divertir-se, na maior parte do tempo, e ter a sensação de acordar todas as manhãs sabendo que você está trabalhando alinhada com o seu objetivo. Isso é uma grande parte do que é sucesso para mim.”

Beth Comstock, autora do livro “Imagine It Forward”

“Trabalho com o que amo e com as pessoas a quem amo. E me sinto afortunada por isso. Eu já trabalhei com algumas pessoas incríveis… Eu amo dar e receber, o fluxo de trabalho em equipe, o briefing criativo. Para mim, sucesso é isso: ter essa experiência com as pessoas.”

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Forbes no Facebook: http://fb.com/forbesbrasil
Forbes no Twitter: http://twitter.com/forbesbr
Forbes no Instagram: http://instagram.com/forbesbr

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).