‘Quase’ under 30 atinge R$ 1 bi em vendas online

Divulgação
Alfredo Soares, fundador da Xtech

O carioca Alfredo Soares já fez um pouco de tudo desde que começou sua jornada empreendedora, no início da adolescência – sempre sem nenhum investidor externo, como faz questão de salientar. Além de criar e vender cartões de visita pelo Rio de Janeiro, montou um portal com soluções de marketing para micro e pequenas empresas, pivotou o negócio para uma plataforma de hospedagem de sites (que chamou de Xtech para “confundir e atrair” clientes que na verdade procuravam a VTEX), tornou-se sócio da própria VTEX em uma transação milionária e hoje é um dos palestrantes mais procurados no segmento de empreendedorismo e comércio eletrônico. No meio dessa “correria” toda, formou-se em publicidade.

LEIA MAIS: 10 destaques brasileiros abaixo dos 30 anos

“Sempre tive muita vontade de empreender. Não imaginava que fosse tão difícil, mas a vontade de fazer as coisas darem certo, apesar da total falta de dinheiro, sempre me levou adiante – até naquelas horas que batia uma depressão”, conta Alfredo, de 31 anos.

Observador atento do mercado, ele finalmente acertou a mão com a Xtech. “De repente, começamos a crescer muito rápido. Um dia, em um evento, fui na cara de pau me apresentar ao Mariano, um dos donos da VTEX, e falei a real: que eu era fã deles e que tinha criado o nome Xtech para confundir os clientes. Ele riu e disse que queria conhecer melhor minha empresa (que durante muito tempo funcionou numa salinha minúscula na Gávea).” O resultado: no início de 2018, em uma negociação de oito dígitos, a VTEX fez de Alfredo sócio e head global de pequenos e médios negócios da empresa. Ele está no comando de duas das maiores plataformas de e-commerce do Brasil, a Loja Integrada e a Xtech Commerce, que juntas somam mais de 800 mil lojas criadas. Até o fim deste ano, as duas plataformas vão transacionar R$ 1 bilhão em vendas dentro do comércio eletrônico brasileiro.

“A Xtech continua sendo a empresa que eu criei – e que eu não pensava em vender. Mas hoje, junto com a VTEX, ver nossos lojistas baterem R$ 1 bilhão em vendas no ano não tem preço”, diz ele. “Se tudo isso tivesse acontecido um ano antes, com certeza eu ia me inscrever no Under 30 da FORBES. Bati na trave”, completa, rindo.

Reportagem publicada na edição 64, lançada em janeiro de 2019

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).