10 dicas para investidores imobiliários iniciantes

Guvendemir/Getty Images
Ter cuidado com qualquer investimento é sempre uma boa ideia

Resumo:

  • Para aqueles que estão dispostos a investir a longo prazo, as propriedades de aluguel são uma boa escolha;
  • A maioria das pessoas hesita em começar – e este é um bom sinal;
  • Ter cuidado com qualquer investimento é sempre uma boa ideia, e o setor imobiliário não é exceção.

Imóveis podem ser uma grande oportunidade de investimento. Aqueles que estão dispostos a esperar um tempo, sem necessidade imediata de rendimento, podem achar nos aluguéis uma boa alternativa. Mas quando se trata de dar esse primeiro passo crucial, a maioria das pessoas não sabe por onde começar.

LEIA MAIS: 7 coisas que investidores iniciantes precisam saber

Se for o seu caso – você tem vontade de investir em imóveis, mas ainda hesita -, não se preocupe: é um bom sinal. Ter cuidado com qualquer investimento é sempre uma boa ideia, e o setor imobiliário não é exceção. Quanto mais preparado estiver, maiores serão suas chances de sucesso.

Veja, na galeria de fotos abaixo, 10 dicas para investidores imobiliários iniciantes:

  • 1. Organize suas finanças

    Antes de começar de fato, faça um balanço de sua situação financeira. Existe alguma coisa que você pode fazer para se colocar em uma posição mais forte para investir? Coisas como pagar ou consolidar uma dívida, além de trabalhar para melhorar seu crédito, podem ajudá-lo a se qualificar para um empréstimo melhor. Você também deve economizar para um aporte inicial maior, que é ideal para reduzir seus pagamentos mensais, seguro e até mesmo seu risco.

  • 2. Pesquise

    Em seguida, você aprenderá o máximo possível sobre investimentos em imóveis e gerenciamento do aluguel das propriedades. Saiba mais sobre os conceitos básicos e obtenha livros que ofereçam conselhos bons de investimento. Ser um proprietário envolve muito mais fatores do que parece, e estar preparado o ajudará a evitar armadilhas comuns ao longo do caminho.

  • 3. Comece aos poucos

    Mesmo que você se sinta pressionado a “começar com tudo”, quando se trata do seu primeiro investimento não há nada de errado em iniciar aos poucos. Na verdade, foi assim que muitos investidores bem-sucedidos começaram. Os pequenos passos oferecem vários benefícios, ou seja, você terá a chance de entender como o recurso funciona antes que haja muito mais em jogo.

  • 4. Conheça os números

    Antes de se comprometer com uma propriedade, é importante saber exatamente que tipo de lucro você está procurando. Comece estabelecendo seus critérios e invista apenas naquelas que atendam aos seus padrões. Portanto, certifique-se de conhecer as taxas de retorno, juntamente com o rendimento líquido e o fluxo de caixa.

  • 5. Procure um local

    Como um investidor novato, você pode procurar uma propriedade próxima de sua casa. No entanto, tenha cuidado para não se limitar. Quando você se abre para a possibilidade de um imóvel fora da área em que vive, pode aproveitar mercados promissores com melhores oportunidades. Com as opções de gestão e recursos disponíveis hoje, investir fora da cidade é mais fácil do que nunca.

  • 6. Adote uma mentalidade de empresário

    Um investimento não deixa de ser um negócio e deve ser tratado deste modo. Assim como você tem um sólido plano para uma empresa, metas e sistemas, convém fazer o mesmo para seus investimentos. Lembre-se: seu objetivo é gerar lucro, portanto, certifique-se de estabelecer as bases necessárias para isso. Não basta investir no primeiro imóvel que chamar a sua atenção. Assim como faria em um negócio, tenha certeza de que todas as oportunidades sejam aproveitadas.

  • 7. Tenha um mentor

    Contar com um mentor é uma das melhores coisas que você pode fazer se for um novato no mundo dos investimentos. Não há melhor maneira de aprender do que buscar o conselho de alguém que esteve no seu lugar. Se você não sabe por onde começar, considere uma parceria com alguém que possa oferecer dicas sólidas em seu campo – como, por exemplo, um bom agente imobiliário que se dê bem com investidores. Você também pode participar de fóruns, como o Bigger Pockets, nos quais encontrará muitos investidores experientes dispostos a oferecer dicas úteis.

  • 8. Construa relações

    Além de encontrar um mentor, você deve construir um círculo social com outros investidores e agentes imobiliários. Você nunca sabe quando eles podem ajudá-lo a encontrar uma boa oferta. É difícil – se não impossível – ter sucesso sozinho. Felizmente, há muitas pessoas por aí que estão dispostas a ajudar. Conecte-se a elas.

  • 9. Crie um sistema forte

    A implementação de sistemas é vital, especialmente quando se trata de fornecimento, triagem e administração. Ter uma ferramenta para a triagem de inquilinos, por exemplo, permitirá a verificação de cada candidato de forma igual e justa, o que ajuda a evitar acusações prejudiciais de discriminação. Se você não puder dedicar tempo a essa criação por conta própria, convém terceirizar o trabalho de gerenciamento de propriedade para uma empresa renomada ou um agente.

  • 10. Lembre-se: o fluxo de caixa é primordial

    Embora haja uma série de benefícios do investimento imobiliário – como crescimento de capital, incentivos fiscais, alavancagem e valorização conforme sua propriedade aumenta de valor -, a maior vantagem é o fluxo de caixa sob a forma de renda mensal.

    Uma propriedade que produz um retorno sólido de 10% ou mais é “fluxo de caixa”, o que significa um bom negócio. Mas se não for o caso, então é melhor reconsiderar.

1. Organize suas finanças

Antes de começar de fato, faça um balanço de sua situação financeira. Existe alguma coisa que você pode fazer para se colocar em uma posição mais forte para investir? Coisas como pagar ou consolidar uma dívida, além de trabalhar para melhorar seu crédito, podem ajudá-lo a se qualificar para um empréstimo melhor. Você também deve economizar para um aporte inicial maior, que é ideal para reduzir seus pagamentos mensais, seguro e até mesmo seu risco.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).