Os melhores dispositivos inteligentes para residências

Divulgação/ake1150sb
Aparelhos para segurança, conforto e bem-estar estão cada vez mais eficientes

Resumo:

  • Inteligência artificial aplicada aos dispositivos permite que eles aprendam sobre os hábitos de seus proprietários;
  • Sensores de luz, câmeras de segurança, termostatos para refrigerar vinho, cortina e caixa de areia para gatos são alguns dos equipamentos conectados por IoT;
  • A maioria deles é compatível com a Alexa, da Amazon, Google Home e outros serviços.

A variedade de gadgets domésticos inteligentes disponíveis está em constante crescimento. Praticamente todos os eletrodomésticos ou aparelhos de entretenimento da atualidade possuem um dispositivo de conexão. Alguns, como os hubs residenciais e os termostatos, já existem há algum tempo e passaram por várias gerações de melhorias e funcionalidades adicionais. Outros são novos e, para dizer a verdade, talvez muitos de nós nem tenham percebido que precisavam de uma versão conectada até agora.

LEIA MAIS: Dispositivos conectados sofreram 150 milhões de tentativas de invasão em 15 meses

Veja, abaixo, as melhores, mais interessantes ou mais inovadoras ofertas do mercado, já disponíveis ou com o lançamento próximo:

  • Interruptor de luz inteligente Orro

    Existem alguns sistemas de iluminação habilitados para Wi-Fi disponíveis no momento, mas o Orro é o primeiro a usar a tecnologia de autoaprendizagem para entender como você gosta de iluminar sua casa e antecipar suas necessidades de iluminação.

    Além de perceber quando as pessoas entram ou saem de um ambiente, o sistema entende as preferências dos usuários e como elas mudam ao longo do dia, bem como a presença de luz natural. Ele também pode se conectar a hubs inteligentes como o Alexa, da Amazon, e atuar como uma extensão para seus recursos de reconhecimento de voz.

  • Câmera de segurança interna Netatmo

    Existem dezenas de sistemas de câmeras de segurança habilitados para Wi-Fi comercializados para o usuário doméstico atualmente, mas o dispositivo da Netamo leva as coisas um passo adiante ao incorporar inteligência artificial real, com a habilidade de reconhecimento facial.

    Isso significa que ele é capaz de distinguir entre pessoas que devem e não devem estar na propriedade e alertar o morador, independentemente do lugar do mundo onde ele esteja. Tem também a capacidade de escuta inteligente, podendo até reconhecer quando alarmes de fumaça ou detectores de monóxido de carbono são ativados. Também pode ser configurado para registrar apenas quando rostos não identificados estiverem presentes – o que significa que respeitará a privacidade das pessoas autorizadas a estar na casa.

  • Termostato inteligente Nest

    O termostato Nest existe há algum tempo e já provou seu valor em milhões de residências, tornando-se um dos mais populares aparelhos domésticos inteligentes disponíveis. Na verdade, a Nest (subsidiária do Google) afirma que seu termostato economizou 8 bilhões de kW de energia desde seu lançamento, em 2011.

    Ele funciona por meio da compreensão dos padrões de como uma casa é aquecida e aprende a ajustar automaticamente as temperaturas de acordo com o estilo de vida do proprietário. Em vez de programá-lo como faria com um termostato tradicional, basta ajustá-lo à sua temperatura preferida em momentos diferentes, e o Nest aprende sua programação. Ele também percebe quando você sai ou chega em casa, detecta sinais de seu telefone e usa essas informações para evitar o desperdício de energia.

  • August Smart Lock Pro +

    É uma trava inteligente que se conecta à porta da frente, fornecendo acesso automático quando você se aproxima e protegendo a casa quando você sai. Isso, no entanto, é apenas uma parte do que o dispositivo pode fazer.

    O acesso de convidados pode ser atribuído a amigos, visitantes e funcionários, o que significa que não há necessidade de fazer cópias das chaves se você precisar permitir que outras pessoas acessem sua casa enquanto você não estiver. Isso pode ser particularmente útil para aqueles que alugam suas casas no Airbnb.

    Você também pode verificar o status de sua porta a qualquer momento, onde quer que esteja, para descobrir se alguém está indo e vindo de sua casa enquanto você está fora.

  • Refrigerador de vinho LG Signature

    Este talvez não esteja na mesma faixa de preço dos outros – a área de vinhos da Signature AI da LG é para o conhecedor de vinhos sério com dinheiro de sobra. Combina tecnologia de refrigeração e anti-vibração de última geração, e foi concebida para manter os vinhos mais requintados em perfeitas condições com a aplicação True Sommelier equipada com o Wine Ring. O aplicativo aprende a entender as preferências de vinho de seus usuários usando dados coletados de uma rede mundial de especialistas na bebida e pode sugerir o acompanhamento perfeito para qualquer refeição.

  • Cortina inteligente Ikea

    A versão da superloja sueca no smart blind ainda não está disponível – originalmente prevista para ser lançada no início do ano, teve a inauguração adiada para o final do verão do hemisfério norte. No entanto, com suas persianas ativadas por voz e conectadas ao smartphone, a Ikea pretende fazer o que faz de melhor: disponibilizar uma decoração doméstica cara de forma acessível e elegante ao mercado de massa.

    Disponíveis em edições padrão e blecaute, em três tamanhos diferentes, os modelos são compatíveis com Siri, Alexa e Google Home, bem como com o sistema de casa inteligente Tradfri da Ikea.

  • Aspirador de pó Dyson 360 Eye

    Os aspiradores de pó robóticos também já existem há algum tempo – e operam com graus variados de sucesso. A Dyson claramente acredita que eles são falhos, se nos basearmos em sua última tentativa. Como o nome sugere, o 360 Eye conta com uma cobertura de câmera de 360 ​​graus para navegar pelo ambiente – diferente da maioria de seus concorrentes, que simplesmente andam em linha reta até atingir uma parede e, em seguida, mudam de direção.

    Isso significa que o robô pode cobrir mais espaço e com mais eficiência, sendo mais eficaz antes de precisar recarregar. Você também pode usar o aplicativo para monitorar o quão eficaz ele é em cobrir toda a área. Além disso, em vez das rodas usuais, as esteiras possuem uma versão que permite lidar com diferentes níveis de piso. É claro que ele não sobe os degraus, mas deve fazer a transição entre o piso de madeira e os tapetes sem parar porque surgiu um obstáculo.

  • Cama inteligente Pod

    Desenvolvido pelo 8 Sleep, a Pod aprende a temperatura em que você gosta de dormir e faz a regulagem para uma melhor chance de uma boa noite de sono. Ela também pode te acordar aumentando gradualmente a temperatura, eliminando a necessidade do despertar rude dos alarmes.

    Com uma assinatura mensal de US$ 5 (o primeiro ano é incluído no preço), um aplicativo conectado também analisará dados coletados enquanto você dorme, por meio de sensores no colchão. Tudo é controlável por voz, graças à compatibilidade com a Alexa.

  • Caixa de areia iKuddle

    A caixa de areia iKuddle ainda não está disponível, mas superou seu objetivo na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter, o que deixa claro que há muita gente interessada na ideia de uma bandeja autolimpante ativada por sensor.

    A iKuddle detecta quando o gato entra na caixa, retira o lixo, embala automaticamente em uma bolsa hermética e dispensa um desodorante para se livrar de odores indesejáveis.

    Outro ponto positivo para os amantes dos felinos é que a caixa também monitora a saúde do bichano, registrando e rastreando a regularidade do uso e alertando sobre mudanças nos hábitos de higiene que possam indicar doença ou a necessidade de um check-up.

Interruptor de luz inteligente Orro

Existem alguns sistemas de iluminação habilitados para Wi-Fi disponíveis no momento, mas o Orro é o primeiro a usar a tecnologia de autoaprendizagem para entender como você gosta de iluminar sua casa e antecipar suas necessidades de iluminação.

Além de perceber quando as pessoas entram ou saem de um ambiente, o sistema entende as preferências dos usuários e como elas mudam ao longo do dia, bem como a presença de luz natural. Ele também pode se conectar a hubs inteligentes como o Alexa, da Amazon, e atuar como uma extensão para seus recursos de reconhecimento de voz.


Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).