Os melhores podcasts para empreendedoras

Getty Images
Mulheres de sucesso dividem suas experiência em seus episódios

Resumo:

  • A mentoria é muito importante no mundo do empreendedorismo, principalmente para as mulheres;
  • Podcasts podem ser um jeito fácil e acessível de conseguir dicas preciosas com experts da área;
  • Existem episódios com os mais variados focos para diversas necessidades de negócios.

Ser uma empreendedora pode ser assustador e estimulante ao mesmo tempo. Nós podemos ir do topo do mundo depois de uma reunião de sucesso com um cliente para o pânico e a frustração causados por uma venda que não deu certo.

LEIA MAIS: 10 Mulheres Self-Made Mais Ricas dos EUA

Seja lá em qual estágio de negócio você estiver e como você se sente em relação a ele, ter um time forte ao seu redor, que a ajude a manter o foco na sua visão e a motivação para continuar progredindo constantemente, é vital.

Ter mentores eficazes é necessário para o sucesso nos negócios – tanto que, de acordo com um recente levantamento, as chances de sucesso para fundadores de empresas são três vezes maiores se eles contarem com a orientação de empresários bem-sucedidos. Para mulheres, particularmente, mentores são muito importantes. Isso pode criar novas oportunidades, diminuir o sentimento de “síndrome do impostor” – quando pessoas perfeitamente capacitadas se sentem inferiores – e ajudar a criar redes mais fortes.

Agora, se você está lendo isso e pensa que: a) eu não tenho um time para me dar esse apoio, já que trabalho sozinha ou b) achar mentores de sucesso não é fácil – não é como se eu tivesse a Sheryl Sandberg, chefe operacional do Facebook, na minha lista de contatos – não se preocupe. A mentoria pode vir de várias formas e não precisa sempre ser uma transação direta de habilidades entre você e uma outra pessoa.

Como freelancer, eu me considero uma empreendedora. Meus produtos são palavras em vez de commodities, mas eu sou completamente responsável por achar e manter meus clientes. Com base na minha experiência, eu acho que podcasts são uma fonte excelente de mentoria informal. Eles não são só super acessíveis, como também oferecem a oportunidade de ouvir um pouco da sabedoria de ótimos mentores que não teríamos a chance de conhecer pessoalmente (procure “Sheryl Sandberg” em qualquer aplicativo de podcast e você encontrará uma longa lista). Na minha opinião, esses conteúdos em forma de áudio são um dos melhores recursos para empreendedores, oferecendo mentoria, orientação e experiência de pessoas de sucesso de graça.

VEJA TAMBÉM: 9 atitudes que mulheres bem-sucedidas nunca tomam

Veja, a seguir, alguns dos podcasts mais úteis se você é uma empreendedora:

Women Taking the Lead

Apresentado por Jodi Flynn – uma coach de negócios que ajuda clientes ambiciosos a alcançarem seus objetivos e ultrapassarem seus obstáculos – o Women Taking The Lead é uma mistura de entrevistas com proprietárias de empresas e orientações da própria Jodi. O conteúdo vai de lições de renomadas líderes de negócios à reprogramação do medo e das dúvidas em seu benefício. Como Jodi se formou em psicologia, espere muitos conselhos em relação à superação de bloqueios mentais e ao uso de aspectos da consciência e espiritualidade de um jeito prático.

Being Boss

Se você está pensando em começar seu próprio negócio, virar freelancer ou se você é novo no jogo, o Being Boss é um podcast que oferece uma luz no fim do túnel. Apresentado pelas amigas Emily Thompson e Kathleen Shannon, ele ajuda mulheres líderes a navegarem pela vida autônoma. Episódios como “Rest of Productivity” (em português, o descanso da produtividade) e “Word of Mouth Marketing” (mercado falado) são minas de ouro de conselhos para quem está começando. Existem muitos benefícios de trabalhar para si mesma, mas um dos maiores desafios é criar um senso de direção e objetivos práticos. Esse podcast irá mantê-la no caminho certo e oferecerá orientação para cultivar esse mindset de crescimento.

The Strategy Hour Podcast

Se você procura dicas práticas, escute o The Strategy Hour Podcast, uma série de episódios de, mais ou menos, meia hora que fala sobre construir negócios duráveis. Apresentado por Abigail Pumphrey e Emily Williams, do “Think Tank Collective”, ele cobre os detalhes sórdidos sobre como manter um negócio de sucesso fazendo o que você ama. De criar uma audiência orgânica até conseguir que seu site fique na primeira página do Google, os episódios são altamente práticos e facilmente digeríveis, ajudando a aumentar a motivação e o nível de informação. A única dificuldade é decidir qual episódio escutar primeiro.

Girlboss Radio

Às vezes, nós só queremos sentar com outras mulheres líderes e ter uma conversa sincera sobre a realidade de se ter um negócio. Girlboss Radio oferece exatamente isso. Em cada episódio, a fundadora Sophia Amoruso fala com outras empreendedoras sobre o que é preciso para percorrer todos os obstáculos profissionais e pessoais e ter um negócio de sucesso, com cada episódio focado em um tema específico como, por exemplo, como lidar com a mentalidade do “clube dos garotos” – quando os homens de uma empresa, que tendem a ser a maioria, se fecham e excluem as mulheres – com Tina Brown, ou como criar uma empresa com propósito com Shivani Siroya.

VEJA TAMBÉM: As mulheres self-made mais ricas dos EUA com menos de 40 anos

So Money

Falar sobre dinheiro ainda é algo difícil para muitos de nós, particularmente para mulheres. Farnoosh Torabi é uma estrategista financeira premiada que tem acesso às principais mentes financeiras do mundo. O So Money determina quem é quem entre os experts financeiros e cada episódio lida com um aspecto diferente das finanças, como economizar para pagar uma dívida e ganhar liberdade financeira. Se você está passando por um momento de insegurança econômica ou anda preocupado com dinheiro, esse podcast vai ajudá-la a reformular seu mindset e colocá-la de volta no caminho certo do ponto de vista financeiro.

Goal Digger

A empreendedora da área de marketing e fotógrafa Jenna Kutcher nos traz o Goal Digger, um podcast sobre como criar e gerir objetivos. Se você está começando seu negócio agora e está pensando em como formalizar seu trabalho – ou está procurando novos jeitos de expandir o que você já tem – vai gostar do conteúdo. Cada episódio oferece várias ferramentas e conselhos que você pode implementar no seu negócio atual. Como a própria Jenna é uma empreendedora, dá para perceber que ela se importa e entende as dificuldades do empreendedorismo, e sua generosidade em divulgar as estratégias dos experts faz do podcast uma ferramenta fundamental para todas as empreendedoras, não importa em qual estágio elas estejam.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).