5 melhores livros sobre investimentos

Getty Images / Rafal Rodzoch
Veja uma lista de livros para guiar investimentos no mercado

Resumo:

  • Uma lista com os cinco melhores livros escritos por especialistas do mercado para ter sucesso nos investimentos.

Aprender com os melhores vale a pena, especialmente quando o assunto é investimentos.

LEIA MAIS: 5 melhores livros para empreendedoras

Para pequenos investidores, por exemplo, a atenção está voltada para fundos negociados em bolsa e de índice mútuo. Os custos são mínimos e existe muita liquidez. Além disso, é muito difícil estar à frente do mercado (muitos investidores profissionais tentaram e falharam.) Já com fundos da bolsa, é mais difícil obter sucesso. Considere o seguinte: se você investiu US$ 1.000 na Amazon.com quando a empresa virou pública em 1997, suas ações valeriam hoje US$ 2 milhões.

Então, como virar um investidor melhor? Aqui está uma lista de livros excelentes que podem te ajudar:

  • Investidores como Warren Buffett, Stanley Druckenmiller, John Paulson e Bill Ackman já cometeram erros graves, mas ainda assim são incrivelmente ricos. Disposição para tomar decisões ousadas e aprender com seus erros foi algo crítico para o sucesso deles. “Big Mistakes” é sobre isso. Mas não é só um resumo de como tudo deu errado. O livro também conta com conselhos esclarecedores que podem beneficiar seu investimento.

  • Joel Tillinghast começou sua carreira de investimentos na Fidelity em 1986, e alguns anos depois, virou gerente do fundo de ações de baixo valor da empresa. O investidor Peter Lynch foi seu mentor (ele também escreveu o clássico “One Up On Wall Street”, ou em português, “O Jeito Peter Lynch De Investir” ). No livro “Big Money Thinks Small”, Tillinghast dá detalhes sobre sua abordagem de investimento, que envolve achar ações subvalorizadas e segurá-las a longo prazo. Ele também defende essa estratégia com vários exemplos da sua rica história com investimentos.

  • “Alpha” é o jeito sofisticado de se chamar um investidor que está constantemente a frente do mercado – depois de se ajustar aos riscos. É algo muito raro. No livro “Delivering Alpha”, Hilda Ochoa-Brillembourg mostra como ela alcançou esse mérito desde que fundou a gestora de investimentos Strategic Investment Group em 1987. Mesmo que o livro seja técnico, ele mostra estratégias claras de como decidir onde investir.

  • Ler relatórios financeiros pode ser entediante e até mesmo confuso, mas é uma habilidade fundamental para investidores. O livro “Financial Shenanigans” facilita o processo. Como sinal de sucesso, o livro está em sua quarta edição. Ele mostra vários casos sobre contabilidades enganosas, truques, deterioração de parâmetros fundamentais e até mesmo fraude – como da Enron, WorldCom, Tyco e do Lehman Brothers.

  • Um jeito de investir é prestar atenção em mega tendências. Elas normalmente envolvem transformações tecnológicas, como a internet, computação em nuvem e redes sociais. O livro “Predicting the Markets” de Edward Yardeni ajuda na análise dessas tendências. Lembre-se que, durante as últimas quatro décadas, ele teve um histórico sólido de previsão de grandes tendências. Apenas algumas incluem globalização e desinflação. Ele também é bom em prever reviravoltas no mercado.

Investidores como Warren Buffett, Stanley Druckenmiller, John Paulson e Bill Ackman já cometeram erros graves, mas ainda assim são incrivelmente ricos. Disposição para tomar decisões ousadas e aprender com seus erros foi algo crítico para o sucesso deles. “Big Mistakes” é sobre isso. Mas não é só um resumo de como tudo deu errado. O livro também conta com conselhos esclarecedores que podem beneficiar seu investimento.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).