Forever 21 corre risco de falência

Steve Taylor/SOPA Images/LightRocket / Getty Images
A empresa possui 815 lojas espalhadas pelas Américas, na Europa, Ásia e Oceania.

Resumo:

  • A Forever 21, uma das mas populares varejistas de fast fashion do mundo, não descarta a possibilidade declarar falência;
  • Os lucros de suas mais de 800 lojas vêm caindo, e um de seus principais inimigos é a nova onda de compras online.

Desde o começo de agosto, a Forever 21 Inc. procura novas fontes de renda e empréstimos para reestruturar suas dívidas e já considera declarar falência como uma opção. A empresa contratou uma equipe de especialistas para solucionar o caso e entender por que suas mais de 800 lojas pelo mundo inteiro não dão mais lucro como antes.

LEIA MAIS: Dona da Timberland e da Vans diz que não comprará mais couro brasileiro

De acordo com a “Bloomberg”, um dos principais obstáculos que esse time tem pela frente é o próprio co-fundador da companhia, Do Won Chang, que não quer abrir mão do controle da empresa, o que limita ações reparatórias. Em julho deste ano, ele e sua mulher, Jin Sook, viram sua fortuna diminuir graças à decaída da empresa.

Além disso, a Forever 21 tem enfrentado uma competição acirrada de outros varejistas em crescimento, como a Target; de outras empresas da chamada fast fashion (indústria onde tendências vão e vêm rapidamente, gerando consumo exacerbado e o desperdício de muitas peças que “não estão mais na moda”) e principalmente, das lojas online.

A empresa fechou o ano passado com uma queda de 20% a 25% em suas vendas. Para se reerguer, a Forever 21 precisaria de uma boa alta temporada, o que normalmente, para os varejistas, acontece ao final do ano. Para isso, a companhia precisa se recuperar rapidamente da crise e preparar seus estoques e portfólio.

A decisão de declarar falência afetaria as 815 lojas que a empresa tem pelo mundo. Representantes da Forever 21 ainda não se pronunciaram sobre a situação, mas David Simon, CEO da Simon Property Group -um grande grupo de shoppings que tem a Forever 21 como uma de suas principais lojas pelos Estados Unidos- disse em uma conferência em julho deste ano que está disposto a investir em lojas de varejos para salvá-las da falência.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).