7 melhores ideias de marketing para restaurantes

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Há mais de um milhão de restaurantes nos Estados Unidos: com tanta concorrência, como é possível se destacar?

Resumo:

  • Negócios como os restaurantes precisam de marketing bem feito como qualquer outro; 
  • Usar a tecnologia a seu favor é uma das dicas mais importantes;
  • Veja abaixo sete dicas para alavancar a visibilidade do seu restaurante.

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Há mais de um milhão de restaurantes nos Estados Unidos, de acordo com dados da National Restaurant Association, a associação nacional da categoria de estabelecimentos. Então, com tanta concorrência, como é possível se destacar?

Marketing para restaurantes basicamente vem em vários tamanhos e cores, desde sinalização adequada até gestão de redes sociais. Ter uma variedade de ferramentas à sua disposição é a maneira mais fácil de manter vendas em alta e clientes voltando.

  • Conte uma história

    Conhecer a sua marca é parte integrante da identidade do seu negócio, pois ajuda na fidelização de clientes. Quando pensamos em empresas como Coca-Cola, IBM ou McDonald’s, vemos uma identidade de marca criada exclusivamente para a clientela que cada um queria promover. O denominador comum: eles são confiáveis.

    Embora essas empresas sejam líderes globais, todas começaram pequenas e cresceram com o tempo. Encontre a personalidade do seu restaurante e a use como a pedra fundamental da sua declaração de missão e estratégia de marketing.

    A construção da marca pode acontecer de várias formas. Se sua marca se baseia no charme da região, incorpore alimentos locais e decore com produtos apropriados. Isso o ajudará a desenvolver o tipo de atmosfera que trará as pessoas de volta para uma segunda experiência.

  • Marketing social

    Use as mídias sociais para ajudar a criar sua marca, compartilhando fotos dos clientes curtindo a noite ou histórias e anedotas. Não duvide, seu tempo de dedicação vai valer a pena. Existem bilhões de usuários de redes sociais em todo o mundo e, nos Estados Unidos, eles gastam cerca de 45 minutos por dia nas plataformas.

    Há muita confusão nas mídias sociais, então, publique regularmente e verifique se isso dá resultado. Para equipes pequenas, você pode usar programas como o Sprout Social ou o Hootsuite para agendar postagens ao longo da semana. É possível usar ferramentas de geolocalização para que apenas as pessoas na sua área e região sejam alertadas sobre seus anúncios.

  • Deixe a tecnologia guiar seu caminho

    O progresso tecnológico permite reconhecimento facial e uso de inteligência artificial limitada para ajudar os consumidores a tomarem decisões com base em seu comportamento anterior. Esses avanços certamente podem ser vantajosos para anúncios segmentados.

    Em 2018, aproximadamente 194 milhões de aplicativos foram baixados em todo o mundo. Há vários que podem ajudar um negócio de hospitalidade. Esses aplicativos oferecem um mundo de potencial, incluindo lista de espera ou sistemas de reserva, programas de fidelidade e fácil acesso a informações logísticas, como menus e horário de funcionamento.

    Antes baixar um app, porém, tente executar algumas tarefas simples. Pesquisas indicam que mais e mais pessoas usam a tecnologia para ajudar a determinar suas necessidades de consumidores, independentemente da geração. Saiba que ponto problemático um aplicativo pode resolver e trabalhe a partir daí. Descubra quais aplicativos podem estar disponíveis gratuitamente e quanto tempo eles levam para serem implementados. Se não houver apps grátis, faça cálculos de custo-benefício.

  • Entre no Google

    Uma pesquisa comum no Google é “restaurantes perto de mim”. É provável que os visitantes consultem seu restaurante online antes de visitar. Ferramentas como o Google Meu Negócio permitem que os usuários acessem rapidamente quem, quando, onde, o que e por que do seu restaurante. Para estreantes, o Reserve com o Google oferece um caminho rápido e fácil para os usuários que desejam entrar na fila ou reservar um lugar.

    Manter-se atualizado possibilita atender a clientes com experiência em tecnologia que podem pesquisar online seus horários e itens de menu antes de efetivamente entrarem no restaurante. O Google possui um cronograma robusto de atualizações para seu conjunto de produtos, desenvolvido para otimizar as necessidades dos clientes. Embora isso possa parecer muita coisa, você pode obter muitas informações ao atribuir aos membros de sua equipe diferentes funções administrativas no Google Meu Negócio. É possível também ter uma equipe dedicada a fazer atualizações e alterações e outras pessoas para acompanhar as ideias e dicas dos clientes.

  • Marketing de escassez

    Seja uma oferta de tempo limitado ou por uma promoção sazonal, o marketing de escassez oferece aos clientes em potencial uma sensação de urgência para adquirir um produto seu. Os exemplos incluem o McDonald’s McRib, o Double Down da KFC e a pizza de massa recheada de cachorro-quente da Pizza Hut. Esses itens são tão populares que se tornaram assunto de conversa pública, mito e paródia. Para operações menores, as promoções diárias podem ajudar o negócio a fluir.

    Existem várias maneiras de utilizar o marketing de escassez. O uso de cupons pode aumentar as vendas. Da mesma forma, você pode introduzir tempo em suas compras online, mostrando ao usuário que ele só tem um tempo definido para fazer uma reserva ou entrar em uma lista de espera.

  • Ouça a concorrência

    Conhecer sua concorrência pode alimentar suas próprias percepções de marca:não há más ideias, apenas má execução. Veja como seus concorrentes vendem e responda de acordo. Aprenda com os erros dos outros e, se algo der certo, determine se essa tática é algo que você pode desenvolver com sua própria marca. Além disso, você pode criar campanhas de marketing que funcionem em resposta a outros negócios, se desejar desenvolver uma concorrência amigável.

  • Divirta-se

    Marketing dá muito trabalho em um mundo em constante mudança. O que funciona hoje pode não dar certo amanhã; portanto, em caso de dúvida, encontre maneiras de se divertir com o que faz.

    Deseja envolver os millennials ou a geração Z? Faça competições que incentivem a construção de comunidades que possam alegrar os dias de outras pessoas.

    O que quer que você faça e como faça, lembre-se de que satisfazer o cliente é essencial para criar lealdade e garantir retornos.

Conte uma história

Conhecer a sua marca é parte integrante da identidade do seu negócio, pois ajuda na fidelização de clientes. Quando pensamos em empresas como Coca-Cola, IBM ou McDonald’s, vemos uma identidade de marca criada exclusivamente para a clientela que cada um queria promover. O denominador comum: eles são confiáveis.

Embora essas empresas sejam líderes globais, todas começaram pequenas e cresceram com o tempo. Encontre a personalidade do seu restaurante e a use como a pedra fundamental da sua declaração de missão e estratégia de marketing.

A construção da marca pode acontecer de várias formas. Se sua marca se baseia no charme da região, incorpore alimentos locais e decore com produtos apropriados. Isso o ajudará a desenvolver o tipo de atmosfera que trará as pessoas de volta para uma segunda experiência.

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